O poder Judiciário da Comarca Desembargador Walter Carvalho Miranda, que tem a frente o meritíssimo Juiz de Direito Dr. Alberto Franklin de Alencar Milfont, deu inicio na última segunda-feira (05) aos trabalhos de Correição no municipio que vai se estender até o final deste mês.
De acordo com o magistrado, a Correição, é determinada pelo Tribunal e Corregedoria de Justiça do estado e tem como objetivo principal a fiscalização de todos os processos anteriores ao ano de 2010.
Segundo Dr. Alberto Milfont ao assumir a Comarca a cerca de um mês encontrou 3.781 processos e no entanto, já foram baixados 338 processos. O magistrado informou que desde quando assumiu já entraram 104 novos processos e foram julgados somente neste periodo 122 processos.
Outra informação repassada pelo magistrado foi a de que o Conselho Nacional de Justiça – CNJ, estabeleceu uma meta a ser atingida mensalmente que é de 100% de processos analisados na comarca e que Esperantina superou esta meta ao julgar 117,30% de seus processos, ou seja, segundo o magistrado, o poder judiciário ultrapassou a meta exigida pelo CNJ em 17,30% .
“Eu sei que a população tem uma preocupação maior com os processos civeis, como: aposentadoria, pensão alimentícia, divórcios, separação e idenizações, mas que, durante o mês de junho, aconteceram no municipio muitos casos de violência e no entanto, fomos obrigados a tomar medidas enérgicas no sentido de coibir tais violências na cidade”, relatou o magistrado.
Dr. Alberto Milfont, explicou que durante a Correição, os processos serão julgados, despachados, decididos, além de serem realizados também audiências especialmente de réus presos. Outra informação repassada pelo magistrado é que além dos trabalhos internos no Fórum, serão realizados também inspeções nas Delegacias das cidades de Esperantina e do Morro do Chapéu do Piauí, bem como também, na Penitenciária Regional Luis Gonzaga Rebelo.
“A população pode ficar sosseada que os processos serão todos apreciados”, disse Dr. Alberto Milfont.