Banheiras, bolsas, fraudas e muita informação foi o que dez gestantes do municipio de São João do Arraial receberam na tarde desta terça-feira (06), no encerramento do 1º. ciclo de palestras do programa “Gravidez é Vida”.
Realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, o programa “Gravidez é vida” é voltado ao acompanhamento das gestantes, trabalhando o lado psicológico das mulheres: suas condições, seus medos e anseios durante a gravidez, um período delicado e que requer muitos cuidados tanto com a saúde, com o físico e com o emocional de mães e filhos.
Com o programa, assistentes sociais e psicóloga trabalham palestras coletivas e regulares que vão desde a alimentação durante a gravidez, a importância do pré-natal e da amamentação até o sexto mês para o recém-nascido, depressão pós-parto, até os cuidados com o bebê.
O programa “Gravidez é Vida” conta com a participação dos agentes de saúde da família, pois são eles que, através das visitas sistemáticas às residências, fazem o levantamento de gestantes no município e repassam os dados para a secretaria de assistência social que, por sua vez, enviam um convite já com as datas pré-agendadas das palestras. O programa ainda tem como critérios de participação a freqüência comprovada ao pré-natal e o cartão de vacinas em dia.
De acordo com a assistente social Salete Garcia, esse tipo de acompanhamento é novo, ainda experimental, mas que já demonstra efeitos. “Antes, só se entregavam os kits, sem nenhum trabalho, sem nenhuma preparação. Agora estamos fazendo diferente… Conversamos com elas e repassamos muitas informações. A entrega dos kits agora não é o principal”, diz ela.
“Muitas dessas mulheres enfrentam um quadro psicológico complicado devido a gravidez ser indesejada ou até precoce. E isso pesa sobre a auto-estima delas e da vontade delas se cuidarem e, consequentemente, cuidarem do bebê. É esse o foco do acompanhamento”, explica a psicóloga Francisca Brandão.
Para E.S.S., de 16 anos e grávida de 8 meses do primeiro filho, as palestras foram esclarecedoras. “Foram muito boas. Aprendi muita coisa que eu ainda não sabia”, diz a adolescente.
Lecy Rocha também aprovou a metodologia do programa e o atendimento das assistentes sociais e da psicóloga. “Elas são muito delicadas com a gente. Aqui eu percebi que cometia erros com meus outros filhos que já não vou cometer com este”, afirma ela. Com 25 anos, mãe de dois filhos e grávida do terceiro, Lecy ainda recebeu um brinde por ser a gestante mais assídua nas palestras.
O programa “Gravidez é Vida” já tem calendário para o próximo ciclo de palestra previsto para agosto deste ano, onde atenderá novas mães e entregará mais kits.
Colaboração: Christianne Melo