Teve inicio na manhã de hoje na Praça Leônidas Melo os trabalhos de consultas e exames com profissionais da carreta de combate a Hanseníase que está fazendo consultas e exames totalmente gratuitos para a população esperantinense.
De acordo com a coordenadora do projeto Morhan no Piauí e no Brasil Lucimar Batista em entrevista exclusiva ao jornalesp.com falou sobre a finalidade do projeto e quantos dias irão passar no município.
Lucimar Batista disse que a equipe realizará atendimento ao público de segunda a sexta-feira , ou seja, de 05 a 09, no horário das 08:00 da manhã as 18:00 horas.
“O Brasil é o 2º país do mundo com casos de Hanseníase, sendo que, só no estado do Piauí, existem um total de 1.400 casos pessoas infectadas com a doença e em tratamento atualmente existem 2.900 casos, enquanto que no município de Esperantina já foram comprovados seis casos da doença”, declarou a coordenadora.
A coordenadora explicou ainda, que qualquer pessoa que tem uma mancha na pele, que não tem pelos, não doe e não sente sensibilidade pode está acometida de Hanseníase.
Outra informação repassada por Lucimar Batista é a de qie as consultas e os exames são feitos na hora, e o paciente já sai do consultório com o resultado se tem ou não Hanseníase.
Vale ressaltar que a equipe da carreta, é formada por duas Enfermeiras, as professoras Ana Leão e Paula Brandão que são especialistas em casos de Hanseníase, além de contar também com a colaboração de algumas estudantes de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
Quem esteve acompanhando os trabalhos da carreta de Hanseníase foi o atual Secretário de Saúde do municipio, Francisco Machado Santana que falou da sua satisfação em está contribuindo com a Saúde da população Esperantinense.
Francisco Santana disse que a expectativa está sendo muito boa em relação ao atendimento através da carreta da Hanseníase no município e falou que esse projeto vem descobrir realmente quem tem esta doença.
“O paciente que se consultar e estiver realmente com a doença já é encaminhado diretamente para realização do tratamento em um dos nossos Postos de Saúde”. Declarou o Secretário.
Francisco Santana aproveitou para elogiar toda a equipe da carreta dizendo que são excelentes profissionais, que são voluntários não cobraram nada para estarem no município fazendo esse trabalho que é gracioso para a população.
“Para se ter uma idéia, a Prefeitura Municipal de Esperantina através da nossa Secretaria de Saúde, apenas está arcando com a hospedagem e a alimentação de toda equipe, enquanto por outro lado a população recebe este valioso beneficio” finalizou Santana.