Paixão de Cristo de Esperantina se torna patrimônio cultural do Piauí
A tradicional encenação da Paixão de Cristo de Esperantina, realizada anualmente durante a Semana Santa, foi declarada patrimônio cultural imaterial do Piauí.
A lei que concede o título, de autoria do deputado Felipe Sampaio (MDB), foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles (PT) e publicada no Diário Oficial do Estado na última terça-feira (18/06).
Com o reconhecimento, a Paixão de Cristo de Esperantina passa a ter maior visibilidade e proteção, além de figurar no calendário oficial de eventos do estado. A iniciativa busca garantir a preservação dessa importante manifestação cultural.
A edição de 2024 da Paixão de Cristo, em Esperantina, emocionou o público na noite do dia 28 de março. A peça que foi encenada ao ar livre, nas imediações da Igreja Matriz, contou com integrantes locais e atores de Teresina.
O espetáculo teve quase 3 horas de duração, remontou o julgamento, o calvário, a crucificação e a ressurreição de Jesus, dentre outros momentos, com figurino e atuações impecáveis. O teatro começou na Praça Lages Rebelo e foi concluído na Praça Noeme Lages, onde centenas de pessoas acompanharam a apresentação.
O evento foi revitalizado pela Prefeitura de Esperantina, na gestão da Prefeita Ivanária Sampaio, após vários anos sem sua realização no município.
ASCOM