Programa “Fala Candidato”, Felipe Santolia foi o único que não participou
O Jornal do Piauí da TV Cidade Verde organizou mais um quadro “Fala Candidato” que tem como objetivo dar visibilidade às propostas dos candidatos a prefeito das cidades do interior do Estado. Na última sexta-feira (29/agosto) foi a vez dos políticos que pleiteiam o cargo mais importante da cidade de Esperantina falarem sobre seus planos para Educação, Saúde, Infra-estrutura e diferença entre eles. Dos cinco candidatos que disputam o pleito, apenas o atual prefeito Felipe Santolia (DEM) não participou do programa.
“Estivemos em Esperantina, montamos nosso estúdio na cidade, o prefeito Felipe Santolia marcou, mas não compareceu para gravar o quadro”, anunciou o apresentador Amadeu Campos.
CHICO ANTÔNIO (PT)
O candidato Chico Antônio (PT) afirmou que a Educação da cidade precisa ser organizada. “Tenho convicção de é necessário que haja um planejamento, porque a área corresponde a 50% dos serviços do município”, afirma. De acordo com o petista, existem pelo menos 500 professores trabalhando nas escolas municipais e um de suas metas é realizar uma parceria com esses funcionários e trabalharem com um programa de incentivo.
Antônio também fez críticas à atual gestão que não estaria dando funcionamento adequado às escolas na zona rural e sem proporcionar aos trabalhadores uma data certa para o pagamento dos seus vencimentos. Segundo o candidato uma de suas preocupações é criar uma tabela salarial para a categoria.
Saúde
“A Saúde é a situação mais grave de Esperantina e merece dedicação”, afirma Chico Antônio. De acordo com o candidato, na cidade estão funcionando apenas cinco Programas de Saúde da Família, quando a prefeitura receberia verba do governo federal para 15 PSFs. “Queremos fazer o mínimo, que é colocar a Saúde para funcionar”, diz.
Francisco diz que o sistema funciona precariamente, sem serviço pré-natal na cidade. O petista também criticou a falta de estrutura dos postos de saúde da zona rural e afirma que pretende fazer parcerias com o governo estadual para melhorar a situação.
Infra-estrutura
O petista afirmou que em termos estruturais, Esperantina urge de limpeza pública e iluminação. “Essas são coisas que precisam ser feitas no primeiro ano do governo. O aumento da violência na cidade aconteceu devido à falta de segurança por conta da falta de iluminação pública”, garante.
Sobre transporte, Antônio pretende melhorar o tráfego da cidade através da recuperação das ruas e normalização do fluxo dos veículos. O candidato crê ainda que o desenvolvimento da cidade passa pela agricultura. Para desenvolver o setor, ele pretende melhorar os sistemas de água e energia, propiciando o investimento em cajucultura, apicultura, criação de pequenos animais e irrigação.
Diferença entre os outros
Encerrando sua participação do quadro, Chico Antônio afirmou que por sua origem humilde, é sabedor dos problemas de Esperantina. E que pretende enfrentar os problemas do município com planejamento e parcerias com governos estadual e federal. “Não tenho dúvida nenhuma que vou buscar parcerias junto aos governos Lula e Wellington Dias e com as empresas privadas”.
JOSÉ IVALDO (PTB)
O candidato José Ivaldo (PTB) disse que vai dar continuidade ao trabalho que começou a fazer em sua gestão passada.
Segundo ele, quando foi prefeito de Esperantina desenvolveu um grande trabalho na educação. “Quando fui prefeito, Esperantina tinha boa escola, bom aluno e bons professores. Pretendo resgatar a educação de referência que existiu em Esperantina. Vou também implantar o sistema de informática nas escolas”, assegurou José Ivaldo pedindo o apoio do povo.
Quando o tema tratado foi a saúde, o candidato do PTB garantiu que reabrirá hospitais e postos de saúde que estão fechados no município.
“Na minha gestão, vou reabrir a Casa de Saúde Municipal que está fechada. Vou reativar o Programa Saúde da Família (PSF) e os postos de saúde nos bairros e no interior que estão fechados e também valorizar os 86 agentes de saúde que realizam um excelente trabalho em nossa cidade e são desprezados. Dessa forma, eu peço o seu voto eleitor para trabalhar e dar uma saúde de qualidade a Esperantina”, destacou José Ivaldo.
No quesito Infra-estrutura, José Ivaldo prometeu melhorar estradas e calçamento que ele afirmou estarem em decadência. “Vou procurar o governo estadual e federal para pedir recursos financeiros e assim garantir que Esperantina tenha melhores estradas e calçamento. Pretendo melhorar também o abastecimento de água da cidade. Voltarei a distribuir água de boa qualidade para famílias carentes que necessitam e não possuem condições de pagar”, enfatizou.
O candidato do PTB criticou também a atual administração. “Não vou abandonar as mais de mil famílias que todos os anos ficam alagadas e desabrigadas e são abandonadas pela prefeitura e governo do Estado”, alfinetou José Ivaldo.Para finalizar, ele disse que acredita no povo de Esperantina, pois todos o conhecem assim como ele conhece todas as pessoas da cidade. “Quero trabalhar para o povo e com o povo. De todos os candidatos, sou o único que moro aqui, conheço Esperantina e sua gente. Os outros chegaram de pára-quedas. Vote em mim para resgatarmos a dignidade de nossa cidade e com certeza você não se decepcionará”, encerrou Ivaldo.
Sobre o tema Educação, a Doutora Carminha, disse que não vai deixar as coisas como estão. “Vou criar um calendário anual para pagar o funcionalismo e fazer uma reciclagem do quadro de professores. Vou colocar merenda nas escolas, para que elas tenham condições de assistir aula. Os colégios estão sucateados, os ônibus não rodam. Vamos mudar essa realidade porque a educação é fundamental para que as pessoas mudem de vida para melhor”.
No quesito saúde, a candidata se comprometeu a fornecer saúde de qualidade para o município. “Vou garantir saúde de qualidade para toda a população. Vou aplicar e gerenciar os recursos que estão vindo para Esperantina, implementar um consultório para serviço bucal e criar a farmácia popular para que a população tenha acesso a remédios”.
Em relação à infra-estrutura do município, Maria do Carmo Alves prometeu orçamento popular, assessoria jurídica e prefeitura móvel. “A 1ª coisa que vou fazer é implementar o orçamento popular participativo para que o dinheiro seja aplicado corretamente. Vou criar uma ouvidoria com três advogados para atender a cidade gratuitamente, saneamento básico e criarei também a prefeitura móvel para que a prefeita veja de perto as dificuldades da população e vou viabilizar o acesso universal da água”.
Ao ser indagada sobre a diferença entre os candidatos, a doutora Carminha falou do diferencial de ser mulher. “A diferença é ser mulher, ser prestativa aos eleitores. Os outros conadidatos estão incomodados com minha candidatura. Vou continuar indo de encontro com eles. Como diz o provérbio chinês; não se deve deixar para amanhã o que pode se fazer hoje. Não deixe de votar em uma mulher”.
Themístocles Sampaio, falou sobre suas propostas caso seja eleito. Confira as críticas e promessas do candidato:
Educação
Sobre a Educação, Themístocles Sampaio disse que a Educação municipal “vai mal”. Ele promete reestruturar para humanizar o ensino. “A educação em Esperantina não vai bem, vai muito mal. Eu vou trabalhar com as professoras, porque hoje elas não têm ânimo para o trabalho, porque não recebem seus salários em dia. Os alunos não têm material escolar devido, não têm transporte. Vamos humanizar para motivar nossas professoras, porque a Educação tem princípios éticos que devem ser respeitados. E para isso devem receber religiosamente em dia”, destacou Themístocles Sampaio.
Saúde
O candidato afirma que a saúde está precária, não há médicos ou medicamentos. Ele se compromete a trabalhar através de convênios com os governos e clínicas particulares para que a saúde pública se torne adequada. “Não somente com a assistência médico-hospitalar, mas também a distribuição de medicamentos. Vou trabalhar com todo afinco, com todo amor, pela saúde de Esperantina”.
Infra-estrutura
Themístocles Sampaio enfatizou que em Esperantina, uma cidade de grande porte, com um comércio definido, as praças estão mal cuidadas. “As praças não têm zeladores, as plantas estão acabadas e os esgotos abertos. Vou colocar zeladores nas praças, para ficarem bem zeladas, vou criar a guarda municipal para auxiliar a polícia estadual e as pessoas tenham segurança quando estiverem nas praças”.
Diferença entre os candidatos
“Nunca fui prefeito de Esperantina, mas quando fui diretor geral do Detran (Departamento de Trânsito) não existia nem um posto do Detran em Esperantina. Eu trouxe e desenvolvi o trânsito da cidade, sinalizei, coloquei guardas, mas hoje está jogado às moscas. Vou dá fortaleza e grandeza à cidade. Queremos fazer de Esperantina uma grande cidade, como uma capital”, finalizou o candidato Themístocles Sampaio.
Fonte: Cidadeverde.com
O Candidato José Ivaldo fala coisa com coisa. Pelo que afirma, seu plano de governo vai de mal a pior, vejamos: Quando afirma que, se eleito, vai dar continuidade à sua gestão passada, gestão essa de tão ruim conseguiu perder para o atual prefeito Sófolia, então o negócio tá esculhambado mesmo; Só agora, se eleito, não vai abandonar os mil alagados que todo ano Esperantina contabiliza no período das chuvas. E os oito anos que passou à frente da prefeitura, porque não cuidou disso? O povo não aguenta mais esse tipo de candidato que teve várias chances de fazer, não fez, e agora diz que vai fazer. Que Deus nos acuda e nos livre destes candidato. E prefeito folia? Este nem se quer deu as caras. Ainda bem, só sabe mesmo é mentir.
O Santolia está dedicado a compra de votos! O pior é saber que uma cidade como Esperantina com quase 40 mil habitantes possui uma promotora eleitoral “emprestada” de Batalha. Precisamos, todos, abrirmos os olhos para a compra de votos por parte destes sujeito. Ao mesmo tempo lembrar ao eleitor que o voto é secreto. Ou seja, pode receber e votar em quem quiser.