Sociedade

Presidente da Comissão de Finanças da Câmara diz que não está conseguindo entregar correspondências para o ex-Prefeito Santolia

Manoel Filho e sra. Resurreição SantanaDe acordo com o atual Presidente da Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Esperantina, Manoel Araújo da Costa Filho, em entrevista ao jornalesp.com declarou que os integrantes da Comissão estão tendo muita dificuldade para entregar as correspondências ao ex-Prefeito Antônio Felipe Santolia Rodrigues – DEM, solicitando do mesmo, que envie sua defesa prévia a respeito de suas prestações de contas que foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE referente ao ano de 2005.Felipe Santolia

Manoel Filho informou ainda que a primeira correspondência enviada ao ex-Prefeito Santolia data do dia 14 de maio e foi enviada para a sua própria residência localizada na Avenida Petrônio Portela, Nº 1514, conforme consta nos dados do TCE desde o dia 08 de março de 2010.Manoel Filho e AR

Segundo Manoel Filho, a Comissão recebeu o parecer do TCE dando conta da reprovação das contas do ex-gestor no dia 20 de abril deste ano e  que o mesmo, tem um prazo limite de 60 dias para enviar a sua defesa  prévia e que até o momento isto não vem acontecendo por parte do ex-prefeito.

O Presidente da Comissão disse que embora o caseiro do ex-prefeito Santolia, conhecido como José Eliezio Paulo Machado, tenha assinado o recebimento da AR enviada via Correio pela Câmara, o mesmo, fez a devolução da correspondência na data do dia 27 de maio, declarando não está autorizado pelo ex-prefeito para receber nenhum tipo de documento.

“Devido a estas circunstâncias que vem acontecendo no recebimento da documentação enviada por esta Comissão, a partir de agora, estaremos utilizando os princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório, no entanto, iremos está postando nos mais variados meios de comunicação da cidade e do estado, a exemplo de um grande jornal de circulação da capital e no próprio Diário Oficial dos Municípios, além da distribuição de cópias do Edital de Citação, em vários órgãos públicos da cidade, dando um prazo de 15 para que o ex-gestor possa apresentar a sua defesa”, declarou o Presidente da Comissão Manoel Filho.

Pedro Ribeiro FilhoOutra informação repassada por Manoel Filho foi a de que o ex-Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Pedro Ribeiro Filho – DEM, que também teve as suas contas rejeitadas pelo TCE, no mesmo período do ex-Prefeito Santolia, já enviou a sua defesa.

“Nós não entendemos até agora, o porque, do ex-prefeito Santolia está dificultando tanto o recebimento das ARs, já que estamos solicitando  para o seu próprio bem, apenas a sua defesa prévia”, falou o Vereador.

Manoel Filho disse que até o dia 20 de junho o plenário da Câmara estará se reunindo em sessão extraordinária e exclusiva se mantém ou não o parecer do TCE que reprovou as contas do ex-Prefeito Santolia e do ex-Presidente da Câmara Pedro Ribeiro Filho referente ao ano de 2005.

Como diz o dito popular “Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come”. Com a palavra o ex-Prefeito.

Veja a cópia do documento enviado para o ex-Prefeito:

Edital de Citação

21 Comentários

  1. eita putaria, ele já se mudou dinovo tá agora morando no parque Piaui em Teresina
    está de love novo.
    Tem quem o banque, para ele bancar ,…os boys

  2. meus deus será que essa turma do pt vão passar os quatro anos preocupada só com o santolia? porisso que a nossa cidade vai de mal a pior em vez de cuidar da cidade estão preocupados é com o santolia eita santolia pesado até parece que ainda é o prefeito.

  3. eta prefeito que dar trabalha,só não deu trabalho para gastar o dinheiro alheio,o bicho ainda nao mandou a sua defesa pq ele não tem defesa,vai dizer o que mesmo? que roubou,que ladrão.esse santolia devia é estar em cana.agora ele deve ter um segredo muito forte contra o themistocles,para o dep. estar pagando todas as sua contas ou ele sabe de alguma coisa ou o dep.é do mesmo time

  4. Que atire a primeira pedra o prefeito ou politico que nunca deu uma mão – boba no erário público, nem que seja somente por vaidade, o próprio PRESIDENTE LULA dizia que NÃO SABIA DE NADA em epócas de MENSALÃO, ASSASSINATO DE JORGE DANIEL, QUEDAS DE MINISTROS e por ai vai… Não julguei para não ser julgado, a vida é como um ovo…

  5. Caro Daniel,

    não é que o PT ou o PTB ou o PV ou o PSC ou o próprio DEM ou qualquer que seja o partido esteja ‘só’ preocupado com o Santolia. O que acontece é que as contas do santolia DOS QUATRO ANOS FORAM REPROVADAS e existe um procedimento exigido por lei que é da Camara votar as mesmas prestações de conta. E o que os vereadores estao fazendo é analisando as contas e querendo ouvir a ‘defesa’ do cidadão.
    Portanto, meu caro, antes de bajular seu querido ex-prefeito veja primeiro realmente, como são os acontecimentos e que a LEI manda fazer.

  6. essa ester deve ser alguma comicionada que tar morrendo de medo de perder seu salario minino que ela recebe do chico, olha que tá chegando a hora porisso não bajule muito porque você perde seus amigos por causa dessa administração mediucre ai o chico vai depois lhe ajeitar onde porque o estado ele tá quase perdendo,a prefeitura a justiça vai devolver para quem realmente ganhou porisso minha filha se cuide.

  7. quinta-feira, 27 de maio de 2010
    Dilma tem Medo de Aliar a sua Imagem ao Movimento Gay

    A pré-candidata do PT ao Planalto, Dilma Rousseff, está analisando o convite de participar, no dia 6 de junho, da Parada Gay, em São Paulo. O convite foi feito pela ex-prefeita Marta (ex) Suplicy, considerada uma “madrinha” do evento que (des) prestigia todos os anos e dá um apoio meramente institucional.

    Se por um lado à parada reúne mais de três milhões de pessoas na Avenida Paulista, que apesar de ignorado, também são eleitores (está entre os eventos turísticos mais lucrativos da cidade), a campanha da petista tem dúvidas se ela deveria ou não ir ao evento.

    Um dos problemas é a repercussão que sua participação no maior evento gay do país teria entre o público religioso, um dos alvos de sua campanha. Dilma está com medo de aliar a sua imagem de boa moça, conquistada no seu tempo de guerrilheira, ocasião de participou de seqüestros, roubos a banco e atentados terroristas. Não posso falar em nome da comunidade gay, mas como gay, não quero a imagem da Dilma aliada a minha militância. A Parada LGBT é um movimento que luta por direitos humanos e apóiam tal ato, apenas políticos que estão de acordo com as nossas reivindicações e não tem vergonha ou medo do movimento.

    Ps. (atualizado em 28/05/2010 às 07:24

    Não estou desmerecendo o fato da Dilma ter lutado contra a Ditadura Militar, apenas estou ressaltando o fato dela renegar a sua história depois que vencer a tudo isso. Estudo na Escola de Sociologia e Política, um dos maiores alvos da Ditadura Militar, onde passaram por lá os maiores combatentes desse regime que tanto maltratou o Brasil. Hoje, fico triste em ver que uma importante candidata ao principal cargo do executivo do nosso país, está pouco se lixando para os movimentos sociais, para a luta e conquista dos direitos humanos. Uma mulher com esse histórico de luta, não deveria ficar fazendo sala para fundamentalistas e religiosos, uma pena ver que com o passar dos anos ela mudou de lado e hoje se alia aos atuais carrascos das minorias sociais.

    Aproveito a oportunidade para comunicar que estou recolocando a enquête sobre intenção de voto a Presidência da República, tendo em vista que o PSC não concorrerá à presidência, como antes era especulado pela mídia. Peço aos que votarão, que registre novamente o seu voto. O sistema de enquête permite a mudança de voto a qualquer momento e como o sistema eleitoral brasileiro é dinâmico, no decorrer do processo muitos eleitores reavaliam a intenção de vo

  8. Diz o ditado popular ” A roda grande um dia irá rodar dentro da roda pequena” . Santolia que pode-se dizer que na vida foi quase tudo: ” Não é Jesus Cristo mais é o SANTO…LIA”, agora estar para ver o seu maior FIM, o fim politico: acabado…sem amigos…os bofes! Só os mais fracos…quase liso, pois ainda tem uns dois financiadores…E lanço um DESAFIO, confoque os seus AMIGOS para irem para a sessão que irá dar um FIM POLITICO a sua carreira de mentiras e bandidagens e em brevepode esperar será sua prisão…Como dizia o AMARAL olha a Chibata!!! OPA agora acho que deve ser Olha o Chicote! Olha o chicote….Olha o chicote….kkkkkkkkkkkkkkk….E parabéns pelo site Zé Luiz, me lembro que você foi muito caluniado por esse rapaz, agora estar dando o troco como diz o ditado popular escrito no inicio do texto. Obrigado…

  9. O exemplo já vem desde tempos atrás, Dilma também participou de sequestros, roubos a bancos, terrorismos e etc.. tal !!! Nem por isso chegou a PRÉ-CANDITATURA A PRESIDENCIA DA REPÚBLICA, semelhantemente a FELIPE SANTOLIA ele é fichinha em relação ao que vem do alto!!! Além de ter sido presa por mais de dois anos sendo capturada logo após…

  10. Rafael,

    antes de conjecturar qualquer coisa, saiba que eu posso, por exemplo, nem morar no Piauí, quem dirá em Esperantina . Existem pessoas chamadas TURISTAS que vão às cidades para conhecer-las, daí gostam e começam a visitar com mais frequencia, coisa de apego mesmo.
    Saiba também que ainda em Esperantina acredito que existam outras formas de se ter emprego e/ou ganhar dinheiro que não seja apenas dependendo de poiticos, não?
    Existem pessoas que formam opinião, e que não se deixam ludibriar por papos de pessoas eloquentes e que não acreditam em papai noel, coelhinho da pascoa, fada dos dentes e no manipulador Santolia.
    Ah! e quando voce aparecer pela Asa Norte – Brasilia – DF, tente me encontrar.
    Abcs

  11. Meu Deus do Céu, minha cidade está perdida mesmo. Fico lendo os comentários e sai cada pérola! Quando tem um comentário esclarecedor (Ester) vem um sem noção (Rafael) esculhambar. Menino (ou menina, sei lá, pode ser que ele seja da turma do ex-prefeito), vai estudar para pelo menos não falar bobagem nos blogs alheios.

  12. Ao Sr Manoel Filho -Presidente da Comissão de Finanças da Camara Municipal, por favor faça um cadastro dos endereços dos atuais gestores , para que no futuro não tenhamos problemas de identificação dos mesmos.

  13. Lula é ovacionado na abertura da
    Conferência Nacional GLBT em Brasília
    Publicado em 06.06.08 : : Thiago Malva

    Estão abertos os trabalhos da 1º Conferência Nacional GLBT com a solenidade de abertura que contou com discurso motivador do presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, no centro de eventos do Brasil 21 (em Brasília).

    O dia cinco de junho de 2008 será lembrado como um marco da luta da diversidade sexual no Brasil e até mesmo no mundo como uma data histórica para Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Um dos países que mais têm homicídios por discriminação é o primeiro a ter o apoio declarado do Governo ao chamar a sociedade civil para discutir políticas públicas.

    Veja trechos da solenidade em vídeo:

    Ao compor a mesa e citar o nome de Lula, a platéia ficou eufórica. Ministros e representantes da militância se sentaram diante de cerca de 400 pessoas, segundo a equipe brigadista. Alguns poucos deputados federais e senadores estavam nas primeiras filas com representantes da militância de todo o país e ainda observadores convidados de 14 países. A imprensa nacional estava em peso para registrar o fato que será multiplicador de iniciativas nas demais instâncias dos poderes públicos.

    Mais de 400 pessoas, segundo a brigada militar, assistiram a solenidade de abertura da I Conferência Nacional GLBT

    O primeiro a se pronunciar foi Paulo Vanucchi, Secretário Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. “Estou em clima de grande emoção. Neste ano em que comemoramos os 60 anos da declaração de Diretos Humanos, cito três palavras que devem nortear esta conferência: liberdade, igualdade e fraternidade. (…) Ódio mais preconceito é igual a violência, em especial aos GLBT”. E lembrou do número recentemente apresentado pelo Grupo Gay da Bahia que diz que a cada três dias um homossexual é morto no Brasil. “Queremos declarar aqui a homofobia como falta de democracia”, e explicou que a intenção dele é fazer do país referência como local que aceita a diversidade.

    Antes de terminar o discurso, Paulo pediu aos delegados da conferência que tenham três ponderações durante as discussões: 1) Não subestimar a idéia de unidade do movimento. Que é necessário agirem juntos para terem voz; 2) Lembrar que a plataforma aprovada terá conteúdo político maior que qualquer outra resolução já elaborada em 40 anos. A dimensão é muito grande assim como a responsabilidade; e 3) Ver esta luta como parte da mesma luta de outros diretos humanos, como os das crianças, negros, índios e mulheres. “Todos queremos o Brasil para mais brasileiros” finalizou o secretário.

    Fernanda Benvenutti, transexual representante da sociedade civil, fez ponderações que instigaram a platéia. “Vamos agora tentar mais uma vez traçar políticas públicas afirmativas após centenas de vidas terem sido decepadas e decapitadas. Os caso de homicídios são muito maiores que os citados”, disse. O atual número de 100 mortes por ano, para a militante, pode ser muito maior se consideradas ocorrência escondidas ou não declaradas. “Precisamos mudar a realidade deste país. Ser travesti no Brasil é correr risco de morte”, finalizou com a abertura de um grande painel com fotos na frente do presidente.

    Em seguida Toni Reis, articulador político e presidente da ABGLT, elogiou o empenho de Paulo Vanucchi na luta por estes direitos da comunidade em questão e que o secretário já a ofereceu mais do que ela pediu. A Lula apelou por destinação fixa de verba para implementação de ações e controle do Plano Nacional Brasil Sem Homofobia. “Precisamos que o senhor presidente, com toda esta forma carinhosa de falar, consiga a aprovação da criminalização da homofobia”. E pediu em coro um grito de guerra: “Nem mais nem menos, diretos iguais”.

    Uma bandeira e um boné do arco-íris foram entregues a Lula, que recebeu o presente com simpatia e posou para fotos no mesmo momento.

    Lula e Dona Mariza ganham bonés e bandeira arco-íris

    José Gomes Temporão, Ministro da Saúde, citou a árdua luta que Betinho traçou na defesa dos direitos dos portadores do vírus da Aids e em seguida a ‘Ação da Cidadania contra a Miséria e Pela Vida’, movimento pelos pobres e excluídos. E elencou projetos implantados por sua gestão como a possibilidade do uso do nome social de trans em vários órgãos do governo e anunciou a próxima ação: “Até o final do mês de junho, poderá ser feita no Sistema Único de Saúde a cirurgia de readequação de sexo”.

    Finalmente chegou a vez de Lula ir ao microfone. Ovacionado o tempo todo, convenceu a platéia do apoio presidencial. Leia trecho do discurso do presidente da república.

    Não é fácil para um presidente nem aqui no Brasil e nem em nenhum país do mundo participar de evento que envolva um segmento tão grande, tão heterogêneo e tão motivo de preconceito quanto vocês.(…) Preconceito é a doença mais perversa do ser humano. Precisamos arejar nossas cabeças para conseguirmos ter uma revolução cultural no Brasil. (…) Ninguém pergunta a sua opção sexual na hora que você vai pagar o imposto de renda. (…) Estamos vivendo no Brasil um momento de reparação. (…) Nós precisamos criar no Brasil um dia de combate à hipocrisia, eu sei que isso fere pessoas, deixa outras angustiadas, mas o dado concreto é que se eu não criar alguém vai criar. Sabe por que é preciso criar o dia da hipocrisia? Porque quando se trata de preconceito, eu o conheço nas minhas entranhas e eu sei o que é o preconceito. (…) Quando coloquei o boné [boné com a bandeira do arco-íris entregue por Toni Reis ao presidente] senti o mesmo preconceito de quando coloquei o boné do Movimento dos Sem Terra na minha cabeça. (…). As propostas que vocês entenderem que sejam as melhores e possam garantir. Eu posso dizer a vocês, no que depender do apoio do Governo e dos meus ministros, nós iremos trabalhar para que o Congresso Nacional aprove o que precisar aprovar neste país.

    Uma criança subiu ao colo de Lula e puxou em coro a palavra de ordem que dá norte à conferência ‘Brasil sem homofobia’. O hino nacional foi cantado por iniciativa também da platéia para então o coquetel ser servido no saguão do auditório

  14. A Igreja Católica, de forma geral, tem feito o que pode para colocar a sociedade contra LGBTs. Há desde a tentativa de ligar a homossexualidade à pedofilia até a mobilização de parlamentares cristãos para agir contra projetos de lei que garantam a cidadania LGBT. O resultado, porém, é de derrota. Pelo menos nos EUA.

    Pesquisa do Instituto Gallup revelou que, dentre seguidores da Igreja Católica no país, o apoio aos relacionamentos gays foi de 46% em 2006 para 62% em 2010. Aumento de 16 pontos percentuais. O levantamento também mostrou o quanto uma religião homofóbica influi no que pensa os seguidores dela. O nível de apoio ao tema dentre quem não possui religião ou segue uma doutrina não-cristã é de impressionantes 85

  15. Ministro do STF concede audiência à ABGLT
    Por Pedro Marra em 03.03.2009 : : 17h37

    Os integrantes da Federação LGBT DFE Sérgio Nascimento,
    Marta Ramalho e Lenne Evangelista participam da audiência
    junto do presidente da ABGLT Toni Reis

    Na última segunda-feira (2), o ministro Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto recebeu em audiência a presidência da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), representada por Toni Reis, acompanhada pelo Coordenador do Programa Brasil Sem Homofobia, Paulo Biagi, o assessor da Senadora Fátima Cleide, Ronald Pinto e integrantes da Federação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Distrito Federal e Entorno.

    A audiência faz parte das ações do projeto da ABGLT “Aliadas no Judiciário”. Na ocasião foi entregue um ofício solicitando apoio às demandas de direitos humanos da comunidade LGBT. No documento mostrados dados de pesquisas realizadas nas paradas gays do Rio de Janeiro (2004), São Paulo (2005) e Recife (2006) que a maioria dos homossexuais já sofreram algum tipo de discriminação, agressão verbal e física por ser LGBT.

    “Sai de lá entusiasmado. A fala do senhor ministro foi atualizada com as questões da cidadania para todos e não foi pautada pelo obscurantismo e fundamentalismo”, disse Toni Reis ao ParouTudo. Ele ainda lembrou no ofício enviado ao ministro que em 20 anos da “constituição cidadã” nunca foi aprovado um projeto de lei que vise garantir o alcance da igualdade de direitos da população LGBT.

    Uma das demandas que a ABGLT apóia se refere à ADPF 132 (Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental), proposta pelo governador do Rio Sério Cabral (que tem o ministro Carlos Ayres Britto como relator), que dá aos servidores do estado do Rio a possibilidade de terem reconhecidas suas uniões civis estáveis entre pessoas do mesmo sexo, modificando o regime jurídico das uniões estáveis, previsto no Art. 1723 do Código Civil.

    “A aprovação da ADPF 132 abre jurisprudência para que essa decisão seja acatada em todos os estados brasileiros”, disse Toni Reis. Segundo ele, essa foi a primeira ação da ABGLT dentro do judiciário e a intenção é ter demonstrar as demandas da comunidade LGBT à todos os ministros e o presidente do STF.

  16. Cultura gay não existe sem festa, balada e tudo de bom (e ruim) que o universo da noite oferece. E de tanto falar e viver em função disso, muitas vezes o público GLS é considerado ‘exigente’, antenado. Mas é assim mesmo? Se é, o que ainda pode ser melhorado na noite, aqui em Esperantina parece que tudo radicalizou somente em assaltos, assassinatos, politicagem, enfim, todo tipo de crimes antes nunca imagináveis em nossas mentes, não existe mais ideologia pra se viver?…

  17. Brasiliense briga na justiça por
    herança de companheiro falecido
    21.06.06 : : Ricardo Lucas da equipe ParouTudo
    GI/Royalt Free
    Após 14 anos juntos e patrimônio em conjunto, viúvo disputa com família do falecido pensão e herança na justiça

    Semana de Orgulho GLBT é tempo de visibilidade. No último sábado (17) 2,5 milhões de pessoas foram à Av. Paulista na Parada de Gay de São Paulo. No próximo domingo, cerca de 15 mil pessoas são esperadas na 9ª Parada LGBTS de Brasília, na Esplanada dos Ministérios.

    É importante lembrar que não basta ir às ruas apenas para beijar na boca e dançar música eletrônica. Não podemos nos distanciar da nossa causa. Devemos estar sempre lutando por nossos direitos.

    O projeto de lei apresentado pela ex-deputada Marta Suplicy (PT-SP), que reconheceria a união civil entre homossexuais, está parado há anos no Congresso Nacional. Essa defasagem em nossa legislação gera dores de cabeça e revolta em muita gente, como o cabeleireiro Carlos dos Santos.

    Carlos está há seis meses lutando na justiça para poder receber a pensão de seu parceiro, Antônio Martins da Silva, falecido em janeiro deste ano. O casal se conheceu em 1990 e vivia uma relação estável há 14 anos. Os dois moravam junto no Guará e, além do aluguel da casa que dividiam, eram sócios no salão de Carlos e possuíam um carro em comum.

    A agonia do cabeleireiro começou logo depois de ter internado Antônio para uma cirurgia de câncer no estômago em dezembro. A família do parceiro o proibiu de visitá-lo no hospital. Além de proibir a visita, Carlos também não pôde ir ao enterro do parceiro. Revoltante.

    Antônio trabalhava como motorista do INCRA e se divorciou em 1992 da esposa com quem teve quatro filhos. Atualmente, ninguém está recebendo a pensão, pois o seu filho mais novo tem 28 anos (para receber, deveria ser menor de idade).

    Carlos está lutando para que a justiça reconheça a sua união estável para que o INCRA possa pagar a pensão do falecido em seu nome. O mais impressionante é que a assessoria jurídica da instituição reconhece a união do casal, mas só liberará o dinheiro se a justiça reconhecer primeiro.

    “A gente fica a ver navios com essa justiça lenta. Tenho tudo que comprova nossa relação estável: conta conjunta, título de clube em comum, mesma fatura de cartão de crédito, correspondência no mesmo endereço e fotos juntas; a própria família reconhecia a relação, mas estou tendo que lutar contra a ganância de alguns dos filhos”, conta Carlos.

    Os avanços nessa luta de Carlos e de muitos outros e outras têm acontecido aos poucos, mas ainda continua esbarrando em preconceitos e na lentidão da burocracia brasileira.

    Uma regulamentação interna do INSS autoriza procedimentos para a concessão de Pensão por Morte ao companheiro ou companheira homossexual sobrevivente, equiparando as uniões homossexuais às heterossexuais com os mesmos documentos e a forma de comprovação da união estável e da dependência econômica.

    Um recente avanço com o projeto de lei da deputada Maninha (PSOL-DF) que tratava da inclusão de parceiros de homossexuais em planos de saúde como dependentes também foi barrado antes de ir para a votação no Senado por uma emenda que exige que a votação seja em plenário e não apenas nas comissões. Para a deputada, o apelo de deputados religiosos tem atrapalhado constantemente o andamento de projetos da causa LGBTT, como o outro em discussão que torna a homofobia crime da deputada Iara Bernardes (PT-RS).

    Carlos do Santos estará presente com amigos na parada de Brasília vestindo uma camisa chamando a atenção para a questão da união estável. Vamos todos festejar neste domingo sim, mas não vamos esquecer que devemos estar sempre cada um vestindo a causa da luta pelos nossos direitos.

  18. Quanta informação! Desde já apartir de agora é bom saber lidar com uma situação dessa, pois só não encontram o senhor citado na matéria dessa reportagem porque não o querem. Ou é medo também que envolve tudo isso? Cá pra nós, estamos de saco cheio desse senhor dá bolo até mesmo na JUSTIÇA! UI! QUE MEDO! Como já diziam os antepassados:-CASA DE FERREIRO ESPETO DE PAU!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo