Rafael Fonteles visita Porto de Krk, na Croácia, principal porta de entrada na Europa de hidrogênio verde do Piauí
Antes da ida ao Porto de Krt, o governador Rafael Fonteles esteve reunido com representantes de empresas parceiras do Piauí no grande projeto de produção de hidrogênio verde
O governador Rafael Fonteles cumpriu agenda neste domingo (19), na Croácia, iniciada com uma reunião com empresas parceiras do Piauí no grande projeto de produção de hidrogênio verde e derivados.
O gestor também conheceu o Porto de Krk, que será a principal porta de entrada na Europa do hidrogênio e amônia que o Piauí produzirá.
“Nós estamos, neste domingo, fazendo a visita técnica ao porto de Krk, na Croácia, um porto que tem toda uma instalação para a indústria petroquímica. Então, é uma infraestrutura muito importante, próxima de vários parques industriais da Europa, especialmente na região sul e na região central, e é aqui que a Green Energy Park terá o seu hub principal de importação e de distribuição da amônia verde, que virá do porto do Piauí”, disse Rafael Fonteles.
A amônia verde será produzida na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba e irá abastecer a Europa a partir desse porto na Croácia.
“Estou aqui com o Bart Biebuyck, que é o CEO da Green Energy Park (GEP), que irá junto com a Solatio desenvolver os projetos no Piauí. Aqui na Europa, eles vão fazer a distribuição para os consumidores, seja na área de transporte, seja na área industrial, que irão descarbonizar utilizando a amônia verde ou o hidrogênio verde”, afirmou o gestor.
Rafael Fonteles destacou que esse é maior hub de importação de hidrogênio verde da Europa e está em uma posição estratégica para abastecer os países europeus.
“Realmente é uma cooperação em que, além da exportação de energia limpa, teremos também uma cooperação para desenvolver tecnologias, formar engenheiros do nosso estado, do nosso país, para essa economia verde”, enfatizou o governador.
Já o CEO da Green Energy Park (GEP), Bart Biebuyck, declarou que é uma grande honra receber o governador Rafael Fonteles na Ilha Krk.
“Nós teremos aqui, atrás de nós, os grandes navios que chegarão do Brasil com muita energia renovável. E nós vamos redistribuir o hidrogênio ou a amônia para os diferentes clientes que nós temos na Itália, na Coreia, mas também na Áustria, na Alemanha e em todas as partes das regiões balcãs”, pontuou Bart.
O empresário disse que o grupo está muito agradecido por poder trabalhar junto com o Piauí. “É uma oportunidade de descarbonizar a indústria europeia, mas ao mesmo tempo queremos garantir que também as pessoas do Piauí se beneficiem dessa cooperação e nós vamos levar também a nossa tecnologia, que desenvolvemos na nossa companhia, para o Piauí e ver como nós podemos construir um ecossistema local ali”, afirmou o CEO da GEP.
Bart Biebuyck mostrou ao governador o centro de incubação. “Nós queremos garantir que essa cooperação entre Piauí e a Ilha de Krk seja de sucesso e nós podemos compartilhar a tecnologia e a energia renovável. Então, muito obrigado às pessoas do Piauí, muito obrigado, governador, por nos visitar”, disse Bart.
Segundo ele, a capacidade desse projeto é de 10 milhões de toneladas de amônia por ano. Se calcular em hidrogênio, isso representa quase 2 milhões de toneladas de hidrogênio por ano.
Rafael se reuniu com representantes de empresas parceiras do Piauí na produção de hidrogênio verde
Antes da ida ao Porto de Krt, o governador Rafael Fonteles esteve reunido com os empresários Pedro Vaquer, Antônio Rodriguez e Roberto Devienne, da Solatio Energia, e Bart Biebuyck, Mário Reinisch, Mindaugas Zakaras e Tobias Puklavec, da Green Energy Park. São empresas parceiras do Piauí no grande projeto de produção de hidrogênio verde e derivados.
Nessa agenda esteve presente o chefe do setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil na Croácia, Gustavo Barbosa.
Rafael Fonteles segue, agora, para a Bélgica, para a próxima agenda, marcada para esta segunda-feira (20), com visita a empresas europeias e participação na Semana Europeia do Hidrogênio (European Hydrogen Week).
Na Bélgica, o governador Rafael Fonteles fará visita técnica à Jan De Nul, na cidade de Aalst. A empresa viabiliza a produção de energia offshore, mesmo em águas profundas, destacando-se pela experiência em obras complexas tanto na água quanto em terra. O gestor e sua comitiva serão recebidos por representantes da corporação. Inicialmente, será apresentada uma visão geral sobre a empresa belga e sobre as proposições piauienses, mais especificamente do Porto de Luís Correia e do desenvolvimento da Green Energy Park no Piauí.
Ainda na segunda-feira (20), à tarde, no mesmo país, o governador Rafael Fonteles é um dos convidados a discursar em Conferência Política de Alto Nível (High-Level Policy Conference), dentro da programação da Semana Europeia do Hidrogênio, que busca explorar e discutir o papel crucial do hidrogênio nas soluções para os desafios globais de energia sustentável, alinhando-se às metas do Acordo de Paris. O evento destaca-se por contar com a participação ativa de figuras políticas de destaque, que contribuem significativamente para as discussões e atividades pautadas.
Rafael Fonteles desempenhará um papel crucial na Conferência. Seu discurso, relacionado ao hidrogênio e os desafios globais, abordará a importância estratégica e internacional do Estado do Piauí para o cenário global.
Em seguida, o governador e comitiva visitam o estande do Piauí em exposição durante a European Hydrogen Week (EHW) e 3ª Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde.
CCOM