GeralSociedade

Emprego: “técnicos” tem 48% mais chance de conseguir um

profissionalPesquisa divulgada nesta quarta-feira revelou que quem cursa algum tipo de modalidade de educação profissional – qualificação profissional, ensino médio técnico ou curso superior profissionalizante – tem salário 48,2% mais chances de conseguir uma ocupação profissional do que quem não fez esses cursos.A conclusão vem de um estudo feito pelo economista da Fundação Getulio Vargas Marcelo Neri, sob encomenda do Instituto Votorantim.

Para chegar aos resultados, o economista trabalhou com duas bases de dados do IBGE, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2007 e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) dos últimos oito anos. Segundo a Pnad, 29 milhões de pessoas frequentaram alguma dessas modalidades de curso.

“Não queríamos saber sobre a demanda pelos cursos, mas sim entender o impacto deles no mercado de trabalho. Por isso, não consideramos quem estava fazendo o curso na época da pesquisa, mas somente os que já haviam pelo menos passado por um, mesmo sem ter se formado”, explicou Neri.

Outro dado que chama a atenção no estudo refere-se aos ganhos dos que têm formação: 12,9% mais altos dos que não têm. Turismo e indústria automobilística registram alto grau de profissionalização entre quem atua nessas áreas.

Os Estados com maior proporção de pessoas com educação profissional são o Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul. Os que têm menor índice são Alagoas, Pernambuco e Maranhão. O rendimento de quem tem formação profissional também difere entre os Estados.
Fonte: Estadão Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo