Maria da Silva Barros, mãe do Padre Ladislau, que faleceu no último sábado (21), nasceu no dia 03 de março de 1927. Filha de Pedro José de Barros e Maria Soares de Barros. Casou-se com João Barros da Silva (viúvo), cuidou de seus 3 filhos Maria Pequena, Luiza e Cícero(falecido).Deste casamento nasceram 7 filhos: Padre Ladislau, Benigno, Antonia, Matias, João , Raimundo Zeferino. Além destes criou ainda Raimunda e Samuel.
Foi lavradora, criadora, costureira, doméstica, e com seu árduo trabalho ajudou o esposo a criar a família.
Desde sua juventude se dedicava as pessoas mais sofridas como, por exemplo, cuidou de sua catequista Josefa matos que teve câncer de mama. Recentemente com a idade mais avançada ajudou a resgatar a vida de Samuel, criança subnutrida que tinha 1ano de idade quando foi recebido por ela e este ano fará 12 anos.
Viveu e acompanhou Padre Ladislau nos anos mais difíceis de trabalho pastoral.
Foi uma das fundadoras da comunidade Sossego e colaborou pessoalmente para que fosse construída a casa comunitária de Sossego.
Vale ressaltar que alguns de seus valores, como: paciência, espírito de tolerância, acolhimento, amor e oração palavra de Deus ficarão marcados para sempre.
Dona Maria Silva era devota do Divino Espírito Santo e lutou até o último momento pela sua vida.
Quero manifestar pêsames aos meus amigos como João Barros e Padre Ladislau e dizer que pela fé e pelo seu espírito bondoso vossa mãe Maria será sempre lembrada.
Uma perda muito grande à familia e amigos dessa grande mulher!
Quem a conheceu trará sempre na memória seu sorriso.
Meus sentimentos ao meu tio João Barros.
Saudades D.Maria!!!