Delegado demitido por soltura ilegal de preso é reintegrado à Polícia Civil do Piauí
O delegado João Rodrigo de Luna e Silva foi reintegrado à Polícia Civil do Piauí (PC-PI) após decisão judicial de caráter provisório. Em maio deste ano, ele foi demitido dos quadros da corporação após Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que apurava a soltura ilegal de um preso que responde a vários procesos, inclusive tráfico de drogas.
A reintegração do delegado foi publicada no último dia 18, por meio de portaria assinada pelo secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas. Na decisão fica determinado que a carteira funcional, insígnias, distintivos, armas e demais documentos ou objetos que o possibilite apresentar-se na qualidade de servidor públicos sejam devolvidos.
“Determinar à Gerência de Gestão de Pessoas para que proceda o registro da reintegração nos assentamentos funcionais do servidor e sua inclusão em folha de pagamento. […] ao delegado-geral de Polícia Civil que adote as providências atinentes à lotação do servidor reintegrado”, cita trechos da portaria.
A reportagem tentou contato com o delegado para comentar o retorno à PC-PI, mas não obteve retorno. O site e segue aberto para esclarecimentos.
Anterior à decisão, Rodrigo Luna exerceu cargo de delegado na cidade de Parnaíba, no litoral do estado, e atuou na elucidação de casos complexos que lhe renderam notoriedade na área de Segurança Pública.
Por Graciane Araújo