Arte e CulturaCidadesGeralSociedade

III Fórum de Museus do Piauí visa políticas públicas para setor

IIIFÓRUM DE MUSEUS DO ESTADO DO PIAUÍAcontece nesta terça-feira (18/05), no Museu do Piauí “Casa de Odilon Nunes”, a partir das 9 horas da manhã, a abertura oficial do III Fórum de Museus do Piauí que será realizado dentro da programação da VIII Semana dos Museus promovida pela o Governo do Estado do Piauí, através da através da Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC), em parceria com o Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram/MinC) e a Associação dos Amigos do Museu do Piauí.

Segundo Dora Medeiros, diretora do Museu do Piauí, a realização do Fórum é fundamental para a proposição de estratégias que venham fortalecer o setor, criando políticas públicas adequados à área, através da estruturação do Sistema Estadual de Museus do Estado(SEM/PI). “O museu é uma instituição que presta um serviço fundamental à sociedade que é o resguardo de sua história através da conservação e restauro das obras de arte, mas também por ser um lugar onde se discute e debate a cultura, através de seminários, palestras, sendo o III Fórum de Museus um desses momentos e um dos mais importantes pela proposição do SEM, o que nos trará garantias do desenvolvimento de políticas públicas na área museológica”, afirmou Dora Medeiros.

Dia Internacional dos Museus no Piauí

Tanto o fórum quando a semana de museus do Piauí começa, nesta terça-feira, em virtude das comemorações pelo Dia Internacional de Museus (18 de maio) que também será comemorado no restante do Brasil.

Em Teresina, a Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC), em parceria com o Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram/MinC) e a Associação dos Amigos do Museu do Piauí realiza, de 18 a 21 de maio, a 8ª Semana dos Museus do Piauí seguindo a temática nacional “Museus para harmonia social”. A semana tem como objetivo colocar em destaque o papel do museu enquanto instituição viva, dinâmica e integrada à sociedade.

Ainda segundo Dora Medeiros, tanto a semana quanto o fórum estão marcados pela temática “Museus para a harmonia Social” por ser esse, na atualidade, o grande compromisso das instituições museológicas brasileiras. “Agentes de transformação social, contribuindo ativamente na construção de uma sociedade que aceita e vive na diversidade, esse é farol dos museus hoje. É a sua grande meta”, disse.

Avanços

Desde a sua primeira edição, em 2003, a Semana Nacional de Museus vem se ampliando e envolvendo cada vez mais instituições museológicas e sociedade civil, criando um movimento de integração e reavaliação dos museus enquanto pólos culturais. O resultado dessa ação pode ser avaliado em números. A semana enquanto movimento nacional já divulgou a programação de 2.445 instituições museológicas, envolvendo 7.473 atividades. Temas como patrimônio imaterial, público jovem, amigos, turismo, patrimônio universal e mudança social já foram abordados em edições anteriores.

No Piauí, várias instituições estão realizando suas semanas de museus. Dentre os municípios piauienses estão: Alto Longá, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato, Valença do Piauí e Teresina. Na capital, a FUNDAC realizará a 8ª Semana de Museus do Piauí no Museu do Piauí “Casa de Odilon Nunes. Para outras informações ligar para o (86) 3221-6027.

PROGRAMAÇÃO DA VIII SEMANA DE MUSEUS DO PIAUÍ

Terça – Feira

Dia 18 de maio – Dia Internacional de Museus

09:00 h – Abertura oficial

09:30 h – Exposição: Sistema Estadual de Museus do Piauí – SEM/PI

Coordenador: Milton Florêncio – Coord. de Gestão Predial – FUNDAC

10:00 h – Eleição da Diretoria do Sistema Estadual de Museus – Ano 2010/2011

12:00 h – Intervalo

14:00 h – Plano de Ação do Sistema Estadual de Museus do Piauí – SEM/PI – Ano 2010/2011

Coordenadora: Dora Medeiros (Diretora do Museu do Piauí)

16:00 h – Plenária Estadual para o 4º Fórum Nacional de Museus

Quarta – Feira

Dia 19 de maio

09:00 h – Assembléia Geral da Associação dos Amigos do Museu do Piauí / Avaliação e Planejamento

Dias: 18 a 21 de maio

08:00 às 17:00 h – Visitas Guiadas

Por Catarina Santiago

Assessoria de Comunicação da FUNDAC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo