Educação

Rafael Fonteles conhece experiência da Estônia que tem a melhor educação do Ocidente

Atualmente, o país tem a terceira melhor educação mundial, atrás apenas de Singapura e Japão

O governador Rafael Fonteles visitou, na última  quarta-feira (5), o Ministério de Educação e Pesquisa da Estônia para conhecer as estratégias que tornaram a educação pública local a melhor do Ocidente.

Quem comprovou isso foi o exame do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e que avalia o desempenho escolar em todo o mundo.

Atualmente, a Estônia é detentora da terceira melhor educação mundial, atrás apenas de Singapura e Japão. No ranking ocidental, entretanto, figura na 1ª posição.

 

Além do ministério, Rafael Fonteles visitou, ainda, a Kindluse School, considerada a melhor escola pública da Estônia. Com 500 alunos e 50 professores, a escola de ensino fundamental busca desenvolver a criatividade, o empreendedorismo e uma visão de mundo sustentável em seus alunos.

Dentre as estratégias responsáveis pelos índices exitosos no país, constam investimentos em tecnologias, ensino profissional e técnico, escolas de tempo integral, atividades extracurriculares, monitoramento de desempenho dos alunos, além da qualificação e valorização constante dos professores.

 

O governador reforçou o grande objetivo de levar a educação pública do Piauí ao 1º lugar do ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Atualmente, o estado tem a 9ª melhor educação do Brasil.

“Pretendemos replicar as boas práticas do ensino estoniano na rede pública do nosso estado, apostando no digital e no ensino técnico de desenvolvimento de sistemas para o crescimento educacional dos nossos jovens. Vir ao país, colher as melhores experiências diretamente da fonte e implementá-las no Piauí nos coloca no caminho certo para se tornar uma referência no Brasil. O Piauí do futuro chegou!”, disse Rafael.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, também esteve presente às visitas. “Foi muito importante vivenciar a experiência da educação estoniana e verificar as chaves para esse sucesso, de forma que possamos executá-las no Piauí e desenvolver ainda mais a nossa educação”, pontuou o gestor.

CCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo