Geral

Rio Marathaoan, em Barras, entra na cota de inundação e CPRM faz alerta aos prefeitos

O rio Marathaoan na cidade de Barras entrou no último sábado (01/04) na cota de inundação. Um novo alerta foi emitido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

“O rio Marathaoan teve elevação rápida e significativa no início da madrugada de hoje onde atingiu a cota de inundação, mas está no momento 10 cm abaixo da cota de inundação. Dessa forma, solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nos locais de efetiva inundação como em Esperantina”, destacou o órgão responsável por observar o nível dos rios.

Em Barras, o nível do rio Marathaoan nesse momento é de 4,10 m, onde o nível atingiu cota de inundação na madrugada de hoje, mas no momento está 10 cm abaixo da cota de inundação, e deve sofrer redução nas próximas 8 horas. A expectativa dos técnicos do CPRM é de que o nível deve atingir 4,02 m nas próximas 8 horas.

O boletim divulgado pelo CPRM informou ainda que, em relação à Barragem de Boa Esperança, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) está realizando a defluência de 500 m³/s.

A medida visa acompanhar o volume de espera para o período, devendo permanecer neste valor até nova reavaliação da Chesf. Já em Floriano, o nível atual do rio Parnaíba é de 2,91 m, em situação de normalidade, sendo prevista elevação do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 3,14 m, continuando em situação de normalidade.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,84 m. É previsto que o nível tenha redução nas próximas 8h e se mantenha em 3,74 m, continuando em situação de normalidade.

Na cidade de Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,30 m, devendo ter o nível estabilizado nas próximas 12h e fique com valores em torno de 5,30 m, continuando em cota de alerta, ficando 40 cm abaixo da cota de inundação.

A cota atual do rio Poti na estação Fazenda Cantinho, no município de Teresina,  é de 4,08 m e deverá sofrer redução nas próximas 10 horas para valores em torno de 3,91 m, continuando em situação de normalidade.

Já o rio Longá em Esperantina está em cota de inundação e tem cota atual de 7,80 m (40 cm acima da cota de inundação), com previsão de estabilização do nível nas próximas 8 horas, chegando a valores em torno de 7,80 m, continuando em cota de inundação e continuando 40 cm acima da cota de inundação.

Por Paula Sampaio (Com informações do CPRM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo