Política

Inédito, Assembleia elege em um dia, dois presidentes para gestões continuadas

O presidente do biênio 2025/2026 assegura que tudo é para o bem do Piauí

Seguindo o modelo adotado por Themistocles Filho que se reelegeu por vários anos – e que também ocorreu em outras Assembleias Legislativas – os deputados estaduais do Piauí elegeram nesta terça-feira dois presidentes do legislativo piauiense. Isso mesmo. Escolheram Franzé Silva, para presidir a Alepi por dois anos, a partir desse primeiro de fevereiro e já votaram em Severo Eulálio, para o biênio 2025/2026.

Para fazer esse ineditismo usaram o “sempre prestativo” João Madison (MDB) para mudar o regimento a fim de permitir essa dupla eleição. Na história da Assembleia piauiense, Madison já acabou com a reeleição; já retornou reeleição, enfim, já foi usado para propor as mudanças casuísticas necessárias.

E assim, Severo Eulálio vai cuidar de seus afazeres como deputado estadual, nesses dois anos, mas já sabendo que está eleito para assumir a presidência do legislativo sem mais precisar de nova eleição.

 

 

Esperteza do mestre 

Quando encabeçou o movimento pela escolha de Lilian Martins para conselheira do TCE, em acordo com o marido dela, o então governador Wilson Martins, Themistocles Filho recebeu a garantia de que teria mais um mandato de presidente da casa. Isso foi logo no início do ano.

Precavido e sabendo que o político para trair compromissos não muda de camisa, Themistocles resolveu antecipar de fevereiro para junho a sua reeleição.

Como os próprios políticos dizem que eleição antecipada é prevenção à traição, Severo Eulálio Neto, bem aconselhado pelo pai, Kleber Eulálio,  não confiou nos petistas. Com a mudança no regimento, que se faz sem piscar o olho, ele exigiu ser escolhido já nesse escrutínio, junto com Franzé.

E assim, depois de tudo combinado e votado, Franzé preside o legislativo pelos próximos dois anos e Severo segue por também dois anos só que com direito a reeleição.

O próprio Severo Eulálio confirma o acordo para eleição da Mesa nos próximos dois biênios.

“O primeiro biênio, de 2023 e 2024, a Assembleia ficará sob o comando do Partido dos Trabalhadores, e o segundo biênio, de 2025 a 2026, com o MDB”, fala, sorridente, para os jornalistas, que aceitam, sem questionar.

O deputado Franzé Silva (PT) será o presidente em 2023 e 2024. Em 2025 e 2026, o presidente será o deputado Severo Eulálio do MDB.

Por fim, o jovem deputado define o que é a Assembleia Legislativa do Piauí:

“Esta é uma Casa de entendimento, de conversa, e assim o acordo foi selado”, assegurou o parlamentar.

Nada mal para um governo que também se inicia contando com o apoio de 22 dos 30 deputados eleitos.

“Trabalhando para o bem do estado do Piauí”, diz Severo Eulálio”.

Fonte: Portal AZ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo