Em live, Bolsonaro chama nordestinos de analfabetos e sem cultura
Lula (PT) teve vantagem no primeiro turno entre os nordestinos e gerou revolta entre bolsonaristas
Em sua fala, o presidente culpou a gestões petista pela situação do Nordeste e disse que esses governos são responsáveis pela falta de cultura na região.
“Esses estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT. Onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, leva o desemprego, leva a falta de esperança. É assim que age a esquerda no mundo todo.”
É verdade que o Nordeste é uma das regiões com menor número de estudantes que concluem o ensino fundamental. Mesmo assim, eles têm conseguido grandes feitos no Enem, por exemplo. E desmentem Bolsonaro. No vestibular de 2021, entre 10 alunos que receberam nota 1000 na redação, 7 são mulheres nordestinas. É também do Nordeste a liderança no quadro de medalhas nas Olímpiadas de História. Ceará reúne 19 medalhas, Rio Grande do Norte, 14, Bahia 6, enquanto São Paulo apresenta 15 medalhas e Espírito Santo, 5.
https://twitter.com/i/status/1578008829941497856
Bolsonaro ataca nordestino em live
Candidato à reeleição, o presidente precisa conquistar os votos do Nordeste, mas segue na contramão deste objetivo, adotando o ataque como estratégia. No primeiro turno, o Nordeste foi a região onde Lula e Bolsonaro tiveram a maior diferença de votos. Lula fez 67% dos votos válidos, já o candidato do PL atingiu 26,8%. O petista também venceu no Norte enquanto Bolsonaro saiu vitorioso no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Xenofobia: bolsonaristas disparam ofensas contra nordestinos
Em mensagens trocadas em grupos de apoiadores do presidente, nordestinos são chamados de imbecis, otários, burros, tapados, ignorantes, atrasados, mortos de forme. Veja prints de conversas que a BBC News Brasil publicou:
Ofensa aos nordestinos em grupo bolsonarista
“Povo ignorante e mal informado”, disse outra integrante.