Política

Piauí foi o estado que mais teve dinheiro apreendido durante as eleições

Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, divulgados neste domingo (2), o Piauí foi o estado que mais teve dinheiro apreendido durante as eleições. Conforme as estatísticas, no total, R$ 383 mil foram apreendidos.

O estado que teve maiores apreensões foi o Paraná, no total de R$ 700 mil foram apreendidos, segundo o Ministério da Justiça.

Os dados foram contabilizados a partir do dia 15 de agosto. A apuração culpou pelos crimes imputados de compra de votos e corrupção eleitoral.

 “Essa campanha será a vitória do amor contra o ódio”, diz Rafael, confiante na vitória no primeiro turno

O candidato a governador do Partido dos Trabalhadores (PT), Rafael Fonteles, votou por volta das 11h50 deste domingo (2), no Colégio Madre Savina, depois de mais de 2 horas na fila de votação.

Ele chegou ao local às 9h30, acompanhado da esposa, a médica Isabel Fonteles, e dos três filhos: Teresa (9 anos), Thomaz (8) e Elisa (6).  “Esta campanha representa a vitória do amor contra o ódio, e o amor sempre vence. Mas vamos aguardar o resultado das urnas”, disse Rafael na saida do colégio.

 

Ele destacou a gratidão ao povo do Piauí pela boa acolhida, tanto na capital quanto no interior. “Fizemos uma campanha de muita alegria, com mensagem de esperança e de otimismo. Sinto-me preparado, se esta for a vontade de Deus e do povo”, enfatizou.

Rafael disse que, se for eleito, espera fazer uma transição tranquila e que vai cumprir o que está no programa de governo. “O plano será o nosso norte desde o momento da transição até assumir o governo, se Deus quiser”, afirmou.

Ao entrar na cabine de votação, Rafael repetiu o mesmo gesto de 26 anos atrás – na época ele estava com 11 anos, quando acompanhou o pai e então candidato a prefeito de Teresina Nazareno Fonteles (PT), na votação das eleições municipais de 1996. Dessa vez, Rafael estava votando com o filho Thomaz, de 8 anos, e a filha mais velha, Teresa, de 9.

A governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), também acompanhou Rafael Fonteles no local de votação. Segundo Regina, o maior desafio do novo governador eleito será administrar o Estado com um orçamento menor. “O desafio é cumprir o que foi prometido na campanha e também de governar com o orçamento menor”, disse.

Ela ainda destacou que o PT tem chances novamente de ganhar as eleições e mais uma vez no primeiro turno. “Fizemos uma campanha propositiva, alegre e sem nenhum incidente. E as pesquisas mostram que há chances de o PT ganhar no primeiro turno. Agora, é só aguardar”, disse a governadora.

Antes de votar, Rafael participou da missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Nossa Senhora de Fátima, na zona Leste de Teresina. Ontem (01), o candidato participou de um culto na Igreja de Deus Missionária.

E depois de exercer a cidadania na urna no Dia da Eleição, o candidato ainda foi acompanhar a esposa Isabel no local de votação, o colégio Lerote. Em seguida, foi para casa, onde vai conferir a apuração dos votos  com a família.

E, ao final da totalização dos votos, Rafael Fonteles vai para o Comitê 2 de campanha, onde concederá entrevista à imprensa. O endereço é na rua Antônio Ribeiro Gonçalves, por trás do Teresina Shopping, bem ao lado do estacionamento externo do shopping.

Ministro Ciro Nogueira vota ao lado da filha na zona leste de Teresina

 

O Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), votou no início da tarde deste domingo (2), na Unidade Escolar Professor José Amável, bairro dos Noivos.

Ciro estava acompanhado da sua filha, Eliane Nogueira.

TRE: 21 urnas foram substituídas e uma apreensão é registrada

Em um mais novo Boletim das Eleições 2022, o Tribunal Regional Eleitoral informou que, até o momento, 39 ocorrências com urnas eletrônicas foram registradas. Os principais problemas apresentados foram: terminal do eleitor e do mesário sem funcionar, impressora solta ou mal encaixada, biometria sem realizar, bateria em nível crítico, entre outros.

21 urnas foram substituídas

As ocorrências foram registradas nos seguintes municípios: Ilha Grande, Parnaíba, Oeiras, Santa Rosa do Piauí, Piracuruca, José de Freitas, Jerumenha, São Pedro do Piauí, Canto do Buriti, Jacobina do Piauí, Paulistana, São Miguel do Tapuio, Assunção do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Fronteiras, Morro do Chapéu do Piauí, Esperantina, Angical do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Porto, Teresina, Eliseu Martins, Capitão de Campos, Boqueirão do Piauí, Pimenteiras, Nossa Senhora de Nazaré, Campo Maior.

Ocorrências Policiais

De acordo com o Comitê de Segurança das Eleições 2022 do TRE-PI, ocorreu somente uma apreensão em decorrência da distribuição de santinhos em São Miguel do Fidalgo, termo judiciário de Oeiras (94ª Zona Eleitoral).

Jadyel da Jupi espera ser o mais votado no quadro geral

Candidato a deputado federal pelo Partido VerdeJadyel da Jupi votou às 10h deste domingo, 02 de outubro, no Colégio Lerote, zona Leste de Teresina. Ao praticar o seu direito ao voto, o empresário demonstrou todo o otimismo com o pleito e espera estar entre os mais votados, inclusive com chances de alcançar a liderança no quadro geral.

“Estamos na expectativa de estar brigando pelo primeiro lugar geral”, disse.

Ao todo, os piauienses elegerão dez deputados federais.

Ravenna Castro vota em escola na Nova Teresina

Candidata do PMN ao Governo do Piauí, Ravenna Castro votou na Escola Municipal Elias Ximenes do Prado Junior, no bairro Nova Teresina. Na ocasião, ela demonstrou otimismo; para presidente, a advogada vota no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores.

Madalena Nunes confiante da vitória: “O amanhecer será bem melhor”

Candidata da Federação PSOL/Rede ao Governo do Piauí, Madalena Nunes, demonstrou otimismo ao votar no Memorial Esperança Garcia, ela aposta que será eleita, assim como o ex-presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores.

Estamos bem felizes que acreditamos que vamos amanhecer será bem melhor, a gente vai amanhecer mais feliz que vamos eleger Lula e eleger Madalena e Cinthia”.

Madalena Nunes acompanhará a apuração no Comitê do PSOL, localizado no Centro de Teresina.

Coronel Diego Melo vota e pedem que os eleitores votem com consciência

coronel Diego Melo votou neste domingo (2),  no posto do INSS localizado na Avenida João XXIII, na zona Leste de Teresina. O candidato ao Governo do Piaiuí pediu que os eleitores votem com consciência para a disputa deste ano.

O coronel desistiu da sua candidatura ao governo para apoiar Silvio Mendes (União Brasil). Ele afirmou que essa foi a estratégia adotada para evitar que a disputa siga para o segundo turno. Ele disse acreditar que Silvio Mendes e Jair Bolsonaro vencem no primeiro turno.

“Temos certeza que plantamos uma semente que vai gerar bons frutos no futuro”, diz Gustavo Henrique após votar

O candidato ao governo do Piauí Gustavo Henrique (Patriota) votou no Premen Norte, zona Norte de Teresina. Apoiado por assessores, familiares e simpatizantes, o candidato foi acompanhado pelo filho e pelo seu candidato a vice até a sua seção eleitoral para votar. O candidato falou sobre a expectativa para acompanhar a apuração dos votos na sede do Patriota ao lado e amigos e garantiu o respeito ao resultado das urnas, além de ter feito um agradecimento à imprensa.

“Temos certeza que plantamos uma semente que vai gerar bons frutos no futuro. Aguardamos com muita expectativa o resultado da apuração”, declarou.

Ministro Nunes Marques vota na zona Leste de Teresina

O Ministro Kassio Nunes Marques deixou o seu local de votação na Escola Municipal Planalto Ininga, na zona Leste de Teresina.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo