Semana dos povos indígenas do Piauí está sendo discutida na capital
Em comemoração ao Dia Internacional do Índio a Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC, iniciou hoje (19), a VIII Semana dos Povos Indígenas do Piauí que está sendo realizada no Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes até o dia 23 de abril.
Desde 2003 o Governo do Estado através da FUNDAC vem mantendo o compromisso de fomentar as discussões sobre os índios piauienses com o objetivo de reconstruir a história dessa população que foi duramente massacrada no século XVIII. “Ao longo dos anos os povos indígenas se esconderam, tiveram que negar quem eram para preservar o que são. Essa semana abre espaço para que haja uma mudança desse olhar sobre o índio piauiense. É também uma oportunidade de recontar a nossa história, lembrando e preservando a cultura indígena”, ressaltou a presidente da FUNDAC, Sônia Terra.
Em 2006, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou no Piauí cerca de 2.000 remanescentes indígenas, principalmente na região de Piripiri. Esse fato muda o contexto da história que afirma que os índios piauienses foram totalmente dizimados do Estado. “Nosso maior objetivo é dar visibilidade aos povos indígenas piauienses para que eles possam se apropriar dessa história e desesconder a sua cultura, pois, para nós nenhuma cultura se sobrepõe à outra, elas se entrelaçam, e essa diversidade é o que enriquece o nosso Piauí. Além disso queremos buscar integrar políticas públicas digna para essa parte da população que ficou à margem da sociedade durante muito tempo”, enfatizou a presidente.
Vários alunos das escolas municipais e estaduais marcaram presença na abertura da VIII Semana dos Povos Indígenas. Os alunos observavam curiosos e atentos à apresentação musical do grupo mexicano Inka Asteka que estavam homenageando o índio piauiense. O estudante do Liceu Piauiense, Samuel Gama relatou a experiência de estar participando do evento: “É a segunda vez que visito o Museu do Piauí, mas é a primeira vez que assisto a uma apresentação indígena e estou gostando muito de tudo que estou vendo. É muito bonito e diferente”, relatou. A aluna do 6º ano da Escola Municipal Prof. Marcílio Rangel, Edilene da Silva, concordou com Samuel e acrescentou, “Estou muito contente de estar aqui hoje e aprendendo mais sobre a história do índio e também de estar conhecendo o Museu do Piauí”.
PROGRAMAÇÃO
Com o tema “Nativos Piauienses: Pré-história, Etno-história e Remanescentes Atuais”, a VIII Semana dos Povos Indígenas do Piauí terá várias palestras e a exibição de um painel sobre os índios brasileiros feito pelos estudantes do curso de arqueologia da Universidade Federal do Piauí, além da visitação guiada pelo Museu do Piauí.
Logo após a abertura oficial do evento a Profª Dra. Conceição Lage ministrou uma palestra sobre a “Pré-história Indígena Piauiense”. Amanhã (20), a Prof.ª Mestra Joina Freitas abordará o tema “Índios Tremembés” e logo em seguida a palestra será sobre “Cultura Indígena e o Cotidiano Familiar”, ministrada por Aliã Wamiri que é uma descendente Guajajara e graduanda do curso de Artes da UFPI.
Colaboração: MALU BARRETO