Sociedade

Censo do IBGE já ouviu mais de 1 milhão de pessoas no Piauí

Na última  terça-feira (30), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizou uma coletiva de imprensa para apresentar o 1º balanço parcial do Censo Demográfico 2022.

Foram apresentados dados sobre a quantidade de domicílios já recenseados, os percentuais de recusa, pirâmides etárias, além da quantidade de populações quilombolas já visitados. O evento ocorreu no prédio Manhattan River Center, no bairro São Cristóvão, em Teresina.

Na oportunidade, estiveram presentes o Superintendente do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, o Coordenador Operacional do Censo Demográfico no Piauí, Ranieri Leite, o Coordenador técnico do Censo Demográfico no Piauí, Pedro Andrade e o Coordenador de Divulgação do Censo Demográfico no Piauí, Eyder Mendes.

Leonardo Passos, Superintendente do IBGE.

De acordo com um levantamento realizado pelo IBGE, que apresenta os dados do Censo 2022 coletados até o momento, cerca de 443,960 questionários foram respondidos de maneira presencial no Piauí. De maneira on-line, foram registrados 410 questionários até o momento. A possibilidade de resposta do questionário via telefone somou 687 registros. O IBGE informou também que a taxa de recusa no Estado é mínima, apresentando o percentual de 1,18%.

O Superintendente do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, disse durante a coletiva de imprensa, que os dados registrados até o momento no Estado são animadores.

“Até o momento, mais de um milhão de pessoas já foram recenseadas no Piauí, o que representa mais de 40% na estimativa da população. A estimativa final é de visita à cerca de três milhões de cidadãos piauienses, mas o Censo que trará números concretos de cada cidade, e até bairro”, pontuou o superintendente.

Ranieri Leite, Coordenador Operacional do Censo Demográfico no Piauí.

Conforme o Coordenador Operacional do Censo Demográfico no Piauí, Ranieri Leite, a população pode acabar com a desconfiança sobre a veracidade dos recenseadores através da tecnologia.

“O morador pode apontar a câmera do celular para o QR Code presente no colete do recenseador e confirmar sua identificação, lá será mostrado a identificação com a matrícula do profissional. Também no colete, está disponibilizado um telefone 0800 para o cidadão falar diretamente com o IBGE e confirmar a identidade do recenseador”, explicou Ranieri.

Destacando a novidade sobre a contabilização de comunidades quilombolas no Censo 2022, Ranieri disse com exclusividade, que a comunicação entre recenseador e quilombola está sendo como o esperado no Piauí.

“O IBGE levantou esta temática para o Censo 2022, destacando as características socioeconômicas das comunidades quilombolas. No Estado do Piauí, nós fizemos visitas à comunidades quilombolas, conversamos com as lideranças locais e fomos muito bem recebidos por ele”, concluiu o coordenador Operacional.

Viagora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo