Central da Mama inicia atendimento na cidade de Esperantina
Teve início na manhã desta segunda-feira, (07/03), os atendimentos da Central da Mama na cidade de Esperantina.
A carreta está instalada na praça Leônidas Melo, no centro do município. A referida ação, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e está atendendo mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.
De acordo com a assessoria de comunicação, a meta é atender cerca de 700 (setecentos) mulheres no período de 07 a 17 desse mês.
O secretário de Saúde Dr. Felipe Sampaio, esteve acompanhando o início dos atendimentos na manhã desta segunda-feira e na ocasião conversando com as pacientes sobre a importância da realização do exame.
“É muito importante a gente fazer o exame, se a gente não fizer o exame para detectar algum problema, e no caso de negativo é muito bom, nos dá tranquilidade”, falou.
A senhora Helena Gomes, da comunidade Fortaleza, falou da importância do acompanhamento anual da mama.
“Não é um exame fácil para gente e temos que aproveitar esta oportunidade para fazer aqui em nossa cidade, por isso peço aqui a todas as mulheres que busquem o seu posto de saúde para agendarem o seu exame”, disse.
O secretário de Saúde Dr. Felipe Sampaio falou que a vinda da Central da Mama pelo segundo ano consecutivo é de grande importância e agradeceu a prefeita Ivanária Sampaio pelo apoio.
“Preparamos uma programação especial neste mês da mulher e a vinda da central da mama vai atender muitas mulheres na prevenção do câncer de mama, além deste atendimento, teremos várias outras atividades importantes neste dia 08 de março, na praça Leônidas Melo”, finalizou o secretário.
Os sinais do câncer podem variar, porém uma das principais manifestações da doença é a presença de nódulos nos seios, que se apresentam palpáveis, endurecidos e indolores. Outros sinais são: vermelhidão ou inchaço da pele, pele retraída e secreção mamilar serosa ou sanguinolenta, entre outros.
ASCOM