CidadesGeralSociedade

Escola Família Agrícola muda realidade do campo

EFA CocaisPromover a educação e o desenvolvimento sustentável do campo através da formação dos jovens e suas famílias é o objetivo das organizações Escola Família Agrícola (EFA), que motivou o secretário estadual da Educação e Cultura, Antônio José Medeiros, a renovar os convênios com as 16 unidades existentes no Estado.

O convênio, no valor de cerca de R$ 2,6 milhões/ano, garante a manutenção de 150 professores do ensino médio, dentre outros mecanismos de apoio, para o desenvolvimento de atividades nas escolas Famílias Agrícolas do Piauí, que ofertam cursos de agropecuária, agroindústria e turismo e trabalham com a pedagogia da família.

De acordo com o professor Marcílio Gonçalves, diretor de Educação Profissional da Seduc, o convênio foi assinado com representantes das fundações Dom Edilberto (de Oeiras), Fundação Padre Antônio Dante Civiero (Funaci) e a Associação das Escolas Família Agrícola do Piauí (Aefapi – de Teresina). “Cada representante assinou a renovação do convênio para 2010 que, na prática, é a manutenção dos professores e de alunos, com uma média de R$ 50,00/aluno/mês”, explica o diretor. “A Escola Família Agrícola tornou-se uma alternativa viável e promissora para os filhos dos moradores da zona rural, que antes não viam possibilidades de oferecer um ensino formal aos seus filhos”, destaca o secretário Antônio José Medeiros.

O secretário explica que “a ideia dessa parceria é dar suporte pedagógico e material para viabilizar a experiência nos assentamentos e comunidades de agricultores familiares”.

Efas – Atualmente, existem no Piauí 16 Escolas Família Agrícola. As unidades oferecem formação técnica integrada ao ensino médio e funcionam em regime de alternância, ou seja, os alunos passam 15 dias na escola e 15 na comunidade, onde desenvolvem as técnicas que aprenderam na escola. Através dos cursos de agropecuária, agroindústria e turismo, os estudantes têm a oportunidade de mudar a realidade do campo.

“O diferencial desse modelo é que ele forma o cidadão. Já que nas escolas o estudante recebe uma formação integral, teoria e prática, fato que o aproxima mais ainda do trabalho. Isso, sem dúvida, terá um grande efeito na renda dessas famílias que passaram a desenvolver técnicas corretas de plantio, de criação de animais e quem sabe até investir no turismo rural”, ressalta o secretário.

A assinatura do convênio vai garantir o funcionamento das Efas nos municípios de São João do Arraial, São Lourenço, Cristino Castro, Elizeu Martins, Pedro II, Teresina (Soinho e Baixão do Carlos), São Pedro do Piauí, Aroazes, São João da Varjota, Cajazeiras do Piauí, Oeiras, Colônia do Piauí e Santo Inácio do Piaui.

Fonte:Governo do Estado do Piaui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo