GeralSaúdeSociedade

GRIPE SUÍNA: Sobe para 6 o número de mortes com suspeita no Piauí

gripe suinaApós a morte de duas grávidas com suspeita de influenza A (H1N1 ou gripe suína) nos últimos dias: 18, 20, 22 e 23, a Secretaia Estadual de Saúde (SESAPI) registrou  a morte de mais duas grávidas. Uma faleceu na sexta-feira passada e a outra no domingo.

Quem repassou a informação foi  o médico Pedro Leopoldino, que tem feito o acompanhamento dos casos de gripe suína no estado. Os nomes não são divulgados. A que morreu na sexta-feira é da cidade de Passagem Franca e a que morreu domingo veio de São João do Piauí. Ambas apresentavam problemas respiratórios.

O diretor da maternidade Evangelina Rosa Francisco Passos diz que os bebês nasceram e passam bem. Foram coletados das vítimas material para exames do Instituto Adolfo Lutz. Todo caso de suspeita é repassado para esse instituto, que dirá se as pacientes foram ou não vítimas da gripe suína no Piauí. “Mas temos a informação de queas duas vítimas, antes destas, deram negativo e não estão com gripe A”, explicou Leopoldino, que vai assumir esta semana como novo presidente da FMS.

EM ESTADO DE EMERGÊNCIA

A SESAPI já decretou no Piauí emergência. Este ano, o estado já registrou 27 casos suspeitos, dois confirmados e uma morte provocada pela doença. O decreto de situação de emergência vai vigorar por três meses e garante maior facilidade, por exemplo, na compra ou no aluguel de equipamentos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), como respiradores. Outra medida adotada, de acordo com nota publicada pelo governo do Piauí, foi a liberação de 16 leitos do Hospital da Polícia Militar para pacientes transferidos do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela que não estejam com a doença.

CASOS DAS GRÁVIDAS NO PIAUÍ

Dessa forma, o instituto, que funciona como referência no Estado para o tratamento da gripe, ficará à disposição de pessoas infectadas pelo vírus Influenza H1N1. As grávidas com suspeita de terem contraído o vírus não serão mais tratadas na Maternidade Dona Evangelina Rosa, mas no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela. O governador autorizou ainda um estudo de viabilidade para que o Laboratório Central (Lacen) do Piauí possa ser equipado para realizar os exames que detectam a doença. Atualmente, o teste é realizado apenas pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e o resultado demora até três semanas para ficar pronto.

SAIBA ALGUNS CUIDADOS NECESSÁRIOS

Algumas medidas são recomendadas, como cobrir a boca ao tossir e lavar frequentemente as mãos. Confira abaixo a lista de cuidados:

1) Evite contato muito próximo com pessoas doentes e mantenha distância dos outros caso a pessoa infectada seja você.

2) Fique em casa se estiver doente. Assim você estará ajudando a não disseminar a doença

3) Cubra sua boca e seu nariz sempre que tossir ou assoar o nariz.

4) Lave as mãos, sempre, para prevenir contato com germes.

5) Evite encostar em seus olhos, seu nariz ou sua boca com as mãos sujas, para não que não sirvam de porta de entrada para os vírus.

6) Tenha outros bons hábitos, como dormir bem, fazer atividade física, controlar o estresse, beber líquidos e ingerir alimentos saudáveis.

PROGRAME-SE: SAIBA QUANDO DEVE SE VACINAR

O Ministério da Saúde disponibilizou seu site para que os interessados possam se cadastrar e serem informados da data de vacinação de seu grupo , de acordo com a faixa etária. Eles receberão, então, um e-mail com o aviso da data de sua vacinação. O serviço estará acessível também em sites comerciais onde a campanha será veiculada. Confira o calendário da vacinação contra a gripe suína:

-Gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a 2 anos – 22 de março a 2 de abril

-Jovens de 20 a 29 anos – 5 de abril a 23 de abril

-Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas – 24 de abril a 7 de maio

-Adultos de 30 a 39 anos – 10 de maio a 21 de maio

Fonte:Portal 180 graus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo