Com um número cada vez crescente de veículos circulando pelas principais Ruas da cidade de Esperantina, o que se tem observado nos últimos dias, é que está cada vez mais complicado transitar principalmente pelo centro comercial da cidade sem ser incomodado pela irresponsabilidade de alguns motoristas que se consideram donos das Ruas, a exemplo, do fragrantes deste caminhão do tipo baú de placa LVL 1604 de Teresina, que chegou a passar quase quatro horas parado no meio da Rua Domingos Moreira fazendo descargas de produtos destinado a Loja da Rita, e ao mesmo tempo, que impossibilitava a passagem de pedestres e outros tipos de automóveis que pretendiam passar pela referida Rua.
Vale lembrar que até poucos tempos atrás pelo menos se via uma vez por outra a campanha intitulada de “amigos de Ritinha”, que era desenvolvida com homens da Policia Militar e alunos da entidade AMARE, que embora com poucos recursos desenvolviam um trabalho educativo voltado para as questões da melhoria do trânsito no município. Pena que a campanha parece ter parado no tempo.
Enquanto isso, é aguardar a sensibilidade das autoridades do município.
A sorte está lançada.
Veja alguns registros de como anda o trânsito caótico de Esperantina:
[nggallery id=508]
O trânsito de Esperantina como diz a materia é realmente cada dia pior, as transportadoras tomam as ruas e muitas vezes até na contra mão. começando pelos carros do lixo que acham que podem ficar no meio da rua e na contra mão atrapalhando o transito pq se acha no direito pq trabalham pra prefeitra. mais a culpa não é só das autoridades e sim da população que quando querem colocar moral uma grande parte reclamam e ai fica uma cidade descontrolada e sem moral como estar sendo Esperantina.
Para acabar ou pelos menos diminuir esse trânsito caótico e as ocorrências de inúmeros acidentes de veículos, sobretudo motocicletas, nas vias urbanas e estradas de Esperantina, alguns inclusive fatais e a maioria das ocorrências envolvem menores e veículos em situação irregular, a solução seria o MM. Juiz da Comarca determinar as autoridades policiais do município, que coíba com rigor, as infrações ao Código de Trânsito Brasileiro ( Lei nº 9.503/97), sobre tudo os excesso de velocidade, veículos conduzidos por menores de idade ou por condutores que estejam sob efeitos de bebidas alcoólicas, circulação de veículos sem placas de identificação, circulação de motociclistas que utilizam equipamentos que produz som ou ruído que pertupe o sossego público e carros com som muito alto que também pertupe, que proiba também veículos de grande porte tipo caminhões de estacionar em vias públicas que não respeitam ninguem, atrapalhando o trânsito. A solução seria proceder a apreensão desses veículos e enquadrando os infratores nos dispositivos legais respectivos, com instauração de termos circunstanciados de ocorrências (TCO’s) ou, se for o caso , Inquérito Policial.
Foi assim que o MM.Juiz da Comarca de Redenção do Piauí, Dr, Juscelino Norberto determinou às autoridades policiais do referido município.
Em Esperantina tem que mudar também, chega de tanto abuso por partes dos infratores do trânsito.