Sociedade

Equipe do Projeto Educando com a Horta Escolar participam de Formação em Natal

Alunos Horta EscolarA cidade de Esperantina localiza-se, ao Norte do Piauí na Região dos Cocais e conta com uma população de 37.000 mil habitantes (IBGE/2000). Esperantina é um centro extrativista de coco babaçu, tendo à pecuária, a agricultura de subsistência e o comércio varejista como fonte maior de sua economia.

O município possui 30% de analfabetos o que representa um desafio para gestores da atualidade. Diante desse quadro a Prefeitura de Esperantina através da Secretaria Municipal de Educação aderiu em abril de 2009 ao Projeto Educando com a Horta Escolar quando na oportunidade a Secretária Municipal de Educação Vilma Amorim assinou o termo de adesão ao projeto em encontro Nacional realizado em Brasília (DF).

Alunos aguando a hortaO projeto Educando com a Horta Escolar é um dos eixos geradores de dinâmicas comunitárias, educação ambiental, alimentação saudável e sustentável e justifica-se pelo fato de coexistirem no Brasil, a fome, a desnutrição, as deficiências de micro nutrientes e as enfermidades produzidas por alimentação excessiva ou inadequada.

A partir dos anos oitenta, doenças como diabetes, hipertensão arterial e obesidade tiveram o aumento alarmante de 240%, agravando, juntamente com os males oriundos da subnutrição, a situação da saúde pública do País. Nesse contexto, o Projeto Horta Escolar foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos escolares, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica.

No Brasil o projeto é desenvolvido pelo o Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC), pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Professores do LimoeiroEm Esperantina duas escolas trabalham o projeto, Ricardo Francisco de Amorim na comunidade Limoeiro e a Escola Santa Luzia no bairro do mesmo nome. Nessas escolas foram construídas hortas que contam com acompanhamento pedagógico, nutricional e orientações ambientais.Professores do Santa Luzia

Vilma e João BatistaPara a Secretária Municipal de Educação Vilma Amorim, a horta escolar é uma estratégia viva, capaz de promover estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as questões ambientais, alimentares e nutricionais que estimulam o trabalho pedagógico dinâmico, participativo, prazeroso e inter e transdisciplinar.

Equipe da EducaçãoA equipe local responsável pelo o desenvolvimento do projeto é composta na sua maioria por coordenadores pedagógicos da Secretaria de Educação, os professores João Batista, Ivana Magalhães, Gorete Machado, Áureo Oliveira, Socorro Miranda, Raimundo Amorim e a professora Francisca Maria Marques Representando o Departamento de Meio Ambiente. Dessa equipe três estão em Natal (RN) onde participam no período de 23 a 25 de março no Praiamar Natal Hotel do Encontro Nacional de Socialização e Conclusão das experiências do Projeto Educando com a Horta. Lá, João Batista, Ivana Magalhães e Francisca Maria estão reunidos com outras equipes que representam 70 municípios de todas as regiões do Brasil.

O grupo já participou de outros encontros como em Salvador e Porto Seguro (BA), União (PI), Chapadinha (MA) e Rio de Janeiro. É importante lembrar que as despesas de viagem e hospedagem são custeadas pelo o FNDE.

Colaboração: Carlos Araujo.

Um Comentário

  1. Parabéns, para essa equipe que busca conhecimentos, inovação e empenho, tenho orgulho de ver que a educação em Esperantina é tratada com seriedade. Um abraço bem grande á todos que fazem esse belo trabalho em especial pra minha inesquecivel professora Gorete.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo