Em discurso realizado na última quarta-feira (17), o senador Mão Santa (PSC-PI) registrou seu apoio e solidariedade aos servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) que estão em greve desde o dia 8 deste mês. O senador leu uma carta enviada pelo médico veterinário e fiscal agropecuário Fernando Neiva, que pede ajuda para ver as reivindicações dos grevistas atendidas.
“Os funcionários do órgão estão tentando negociar com o governo desde outubro de 2009”, disse Mão Santa.
De acordo com o senador, os servidores em greve reivindicam adicional de gratificação; implantação do plano de cargos e salários; melhoria da infraestrutura do órgão; garantia de suporte policial às atividades de fiscalização e pagamento retroativo de gratificação de insalubridade.
Mão Santa disse que a falta de fiscalização nas fronteiras do estado pode trazer prejuízos ao Piauí como, por exemplo, a entrada de gado não fiscalizado, que poderia levar a febre aftosa para a região.
“Onde nós vamos parar? – indagou Mão Santa, depois de criticar duramente o governador do Piauí, Wellington Dias, e cobrar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva intermediação para a solução do impasse.