Estiagem compromete produção Agrícola no município de São João do Arraial
Na noite da última quarta-feira (17), a Comissão de Defesa Civil do município de São João do Arraial esteve reunida para avaliar o impacto da estiagem na produção agrícola do município.
Realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Arraial, a reunião teve a participação do prefeito Francisco Limma, membros da comissão municipal da Defesa Civil, técnicos do Emater, representantes de Associações e Sindicatos, lideranças comunitárias, grupos religiosos e agricultores.
Na ocasião, foram apresentados os resultados de um levantamento referente à produção agrícola do município, feita sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que apontam que cerca de 90% da produção agrícola da safra de 2010 já está comprometida devida a escassez de chuvas.
De acordo com os produtores locais, a produção de arroz e milho está prejudicada de forma irreversível. Já as culturas de feijão e milho ainda se cogita uma recuperação de pelo menos 30% na produção caso o período chuvoso se regularize até o fim do mês de março.
Para se ter uma idéia do tamanho do problema, a economia de São João do Arraial provém basicamente da agricultura de subsistência e do extrativismo. Em 2009, neste mesmo período, o problema era exatamente o contrário. O excesso de chuvas, além de alagar diversas áreas agrícolas e pastos, chegou a destruir vários trechos das estradas locais, chegando até a inundar cidades inteiras na região, como foi o caso de Esperantina, a 30 Km de São João do Arraial.
“Num município como São João do Arraial, onde as pessoas dependem basicamente da agricultura e da criação de animais, qualquer mudança brusca no ambiente interfere na sustentabilidade delas, das suas famílias, no pagamento das suas dívidas, em tudo. Quem contava com as chuvas para poder produzir, este ano se vê frustrado, sem saber o que fazer. Sabemos que essa realidade não é exclusiva de São João do Arraial, mas o fato é que precisamos resolver a situação das pessoas. E é pra isso que nos reunimos: para analisar a nossa realidade e encontrar saídas, o mais rápido possível”, afirmou o prefeito municipal Francisco Limma.
Para contornar o problema da estiagem em São João do Arraial, foram dados os seguintes encaminhamentos:
1. A criação de uma comissão que visitará as propriedades do município e fará o levantamento real, in loco, do percentual produtivo efetivamente comprometido;
2. Detalhamento das necessidades das áreas potencialmente agrícolas e com estrutura de irrigação para elaboração do plano de plantio, previsto já para abril;
3. Solicitação, em caráter de urgência, de 800 cestas básicas à Conab, Defesa Civil e outros órgãos estaduais;
4. Declaração da situação de emergência pelo município junto aos órgãos competentes, a partir do dia 30 de março, caso não haja regularização das chuvas.
Colaboração: Christianne Melo