Geral

Cobertura completa do debate entre os candidatos a prefeito de Esperantina

Eleições 2008O primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Esperantina foi transmitido ao vivo hoje (01/agosto) pela TV Meio Norte através do programa “AGORA” com apresentação do jornalista Silas Freire que conduziu o debate na condição de mediador.

O debate contou com a participação de todos os candidatos a prefeito na Câmara Municipal José Sales Dias de Esperantina. Os candidatos Antônio Felipe Santolia Rodrigues – DEM (25), Francisco Antônio de Sousa Filho – PT (13), José Ivaldo Franco – PTB (14), Maria do Carmo Alves Vieira Mendes – PSDB (45) e Themístocles de Sampaio Pereira – PMDB (15).

O debate teve início por volta das 13:00 horas e foi acompanhado pela assessoria jurídica Jarbas Avelino, o mediador orientou todos os candidatos sobre as regras.

Apresentação

O primeiro a falar foi o candidato José Ivaldo que falou no desejo de governar novamente a cidade, dando enfase a educação e a saúde.

A segunda vez foi do candidato Themístocles que falou sobre a administração pública, que Esperantina merece melhores dias e uma melhor administração.

O terceiro a falar foi a candidata Maria do Carmo e disse que se elegeu porque o povo pediu a sua eleição, que vai investir na educação, saneamento básico, na geração de emprego.

O quarto candidato a falar foi Felipe Santolia que disse querer continuar seu trabalho, mencionou o nome do governador e disse que segue sua proposta em que o primeiro mandato você organiza a administração. No seu mandato já investiu 9 milhões de reais, recursos para 500 casas como investimento em habitação.

O último a falar foi o candidato Chico Antônio que falou do que o povo de Esperantina precisa e reivindica.

Cada candidato teve 60 segundos para falar sobre porque quer ser prefeito.

Primeiro Bloco

O primeiro candidato a perguntar foi o candidato José Ivaldo e quem respondeu foi Santolia. A pergunta direcionado foi, você tanto que propagou oportunidade de emprego o que você pretende fazer neste sentido ? Santolia responde, este é o lema do nosso governo, estamos trabalhando em construções de calçamento e casas. Estamos concluindo a promessa de 2004, do calçamento e asfalto, da rodoviária. Estamos transformando a Esperantina na “Las Vegas” do Piauí.

José Ivaldo na réplica disse, quem olha para Esperantina nada disso é verdade, nunca terminou as obras nunca fez nada em calçamento. O nome de Esperantina não está bem, você nem anda em Esperantina.

No direito de resposta Santolia fala, José Ivaldo você não está bem de memória. Ele levou fotos para exemplificar as obras. Mostrou a biblioteca reformada, conselho tutelar com informatização, a praça que era recrutra de marginalidade e a reforma agora atual como ficou. Com 30 segundos de réplica Santolia ainda disse, lembra que o prefeito José Ivaldo deixou, três folhas sem pagamento , teve três anos de UESPI sem pagar, ele ressaltou que agora sua época está em dia.

Na segunda pergunta Chico Antônio questionou Themístocles e tocou no assunto sobre pessoas especiais e perguntou como o candidato Themístocles vai trabalhar este assunto.

Themístocles disse que é leigo mas que antes mesmo de sair da sua casa falou com sua equipe que fará este trabalho, e que sua tenção será voltada para a assistência a deficiência. Na gestão esta situação da assistencial a deficiência será resolvido.

Nos 30 segundos de réplica ele disse que em Esperantina há pessoas pedindo ajuda e assistência com mais de sies anos. No tocando sobre acessibilidade, disse que no seu governo ele vai mudar a situação e trabalhar na assistência as pessoas com deficiência.

Themistocles na replica fala que tem que contratar pessoas profissionais porque não tem como resolver problemas dos quais não tem conhecimento e que estes profissionais vão saber lhe dar com o problema melhor.

Santolia pergunta a Carminha, na qualidade de advogada como a qual o projeto que a senhora tem para aproximar o povo carente de Esperantina.

Carminha responde, pretendo criar uma ouvidoria popular com três especialista, para atender a população. Falta estrutura de gestão pública para dá uma atenção na educação profissional, criar centro de recuperação de drogados e assim ajudar as mães na recuperação dos filhos.

Santolia, falou nos ricos da cidade em ter um melhor acesso ao setor jurídico e da justiça do qual o pobre não tem este acesso.

Na réplica da Carminha, falou na ouvidoria em que vai implantar se eleita, na assessoria jurídica em ajudar aos mais pobres e desassistidos.

Themístocles pergunta a Chico Antônio o que ele tem preparado para conter as enchentes de Esperantina.

Chico Antônio, falou da forma do leito como esta sendo assoriado. Não existe um departamento para o meio ambiente, e falou que isso deve ser levado a serio e que o município precisa deste departamento para cuidar desta situação que estão morando em locai sobre ricos, falou em implantar um programa que possa dar moradia digna. Falou da época deste ano da enchente e que o dique que existe não conseguiu conter a água.

Na réplica Themístocles, disse que ele está longe de ser um bom administrador. E que na sua administração fez o primeiro passo que foi o dique. E que só não teve a felicidade de ver o dique terminado e que foi o primeiro prefeito de Esperantina e que terminará este diquei.

Chico Antônio, na réplica que isso é fato da natureza e que apesar da gestão de Themístocles ter feto não conteve este ano os problemas e que algo precisa ser feito.

Carminha perguntou ao candidato José Ivaldo porque atrasou o funcionalismo público.

Candidato José Ivaldo respondeu que nunca deixou de pagar o funcionalismo. E que trabalha em prol de Esperantina mas que ela está longe de conhecer os problemas da cidade.

Carminha dirigiu a palavra a população dizendo que vai fazer uma tabela anual um calendário para o funcionário saber quando receberá seu dinheiro. O servidor saberá através do calendário sobre seu salário.

José Ivaldo falou nas estradas que fez, e que trabalhará pelos mais carentes.

Terceiro Bloco

No terceiro bloco a população pergunta sobre a agricultura.

Chico Antônio começa a responder e diz que 50 comunidades estão sem abastecimento de água, a zona rural não tem geração de emprego. Fala que Esperantina tem potencialidade para produção de Mel, Cajú, criação de animal. Ele promete em sua gestão caso eleito trabalhar esta questão.

Santolia fala que as máquinas que estão trabalhando no sentido de distribuição de água. E que está trabalhando na zona rural.

Chico Antônio diz que Santolia não conhece a situação da zona rural de Esperantina, que a cidade está vivendo uma situação grave.

A população questionou a área do mercado.

Santolia falou em projeto do mercado, mas que foram saqueados nas contas administrativas da prefeitura, e que tentou realizar projeto. Falou que o projeto do mercado é a grande proposta e já tem como viabilizar os recursos.

Chico Antônio diz, a pergunta foi por limpeza pública e disse que a cidade está um lixo, e que está em sujeira completa. Ele levou fotos demonstrando a cidade suja.

Réplica de Santolia fala que Esperantina esteve em rede de TV e que cuidou da cidade, e que o município está sendo reconstruído.

Foi dado 30 segundos a Chico Antônio que disse que se Santolia trabalhasse tão bem quanto fala a situação estava resolvida, mas que na verdade é que está tudo muito sujo, falou que é preciso ter seriedade no trabalho e gastar o dinheiro do povo de forma correta.

Santolia responde dizendo que Teresina também ficou debaixo d’água, e que a cachoeira do Urubu está jogada hoje por conta de que ele impediu as reformas do local. Chico Antônio teve 60 segundo para falar logo após, falou no primeiro debate que aconteceu em 2004, e mostrou que certos lugares estão da mesma forma desde 2004.

A população falou em saúde.

Carminha comenta que é um tema importante, e disse que seu projeto vai curar doença, e promover saúde. Prometeu levar o SAMU para a cidade.

Themístocles disse que um povo doente vive em situação difícil e que em Esperantina a situação está séria, ele falou que tem uma equipe e que ele não resolve nada quem resolve é a equipe especializada.

Carminha na réplica disse que vai criar um programa de saúde para a mulher.

Quarto Bloco

No quarto bloco troca de perguntas Chico Antônio escolhe José Ivaldo e direciona a pergunta, como trabalhará a questão do servidor público e como incentivá-los.

José Ivaldo disse que trabalhará com os servidores e dará o incentivo necessário para os trabalhadores.

Na réplica Chico Antônio disse que trabalhará uma tabela e que isso não é novidade que o governo do estado e federal já fazem isso e que levará este procedimento a Esperantina. Tocou no assunto sobre o atraso do salário que aconteceu na gestão de José Ivaldo.

Na segunda rodada José Ivaldo pergunta a Santolia relatando o nome de 10 assessores de políticos fazendo semelhanças as imagens de uma foto.

Santolia fala que a relação de candidatos ditada por ela foi uma relação de assessores levado por Chico Antônio.

Chico Antônio como teve seu nome citado teve direito de resposta, e disse que não tem preconceito ninguém, quanto às pessoas e que os nomes que estão lhe apoiando estão trabalhando para melhorar a qualidade de vida das pessoas. E que unidos vão conseguir mudar a cidade.

Santolia disse que o candidato Chico Antônio caiu de para-quedas na política de Esperantina. Santolia acusou Chico de distribuir atributos para conseguir base, e perfurar poços em locais particulares.

Chico Antônio falou do descaso de algumas obras de Santolia, disse que nada tem haver com obras particulares e de outros governos.

José Ivaldo pergunta para o candidato Chico, no tocante de apoio político e falou que anda em todos os locais de Esperantina e não tem inimigos.

Chico diz, o atual prefeito não é criação minha é da sua época José Ivaldo. Complementa dizendo que tem que recuperar a administração pública e questiona quando vai se melhorar a qualidade de vida das pessoas da cidade.

Themístocles pergunta para candidata Carminha, sobre habitação.

Ele fala em trabalho e projetos que na habitação em forma de mutirão, complementou com projetos que faltam como aterramentos e saúde e disse que na sua administração isso haverá.

Themístocles diz que quando era prefeito construiu 360 que era de palha e transformou em habitação de verdade. E que o povo tem que viver com dignidade.

Carminha reforça dizendo que as casas construídas e mal projetadas reformará em trabalho de mutirão.

Na outra rodada quem pergunta é Santolia para Themístocles, questionado, falou do seu filho “Themístocles” que usou o programa do Silas para denunciar da máquina do governo.

Themístocles fala a Santolia que não concorda com nenhuma interferência do governo com o candidato, e quem tem certeza que o governador tomará medidas. E fala que trabalhará com honestidade, que vai administrar para os pobres.

Chico Antônio teve direito de resposta e fala que governo é obras e falou em algumas que o partido fez, como assentamentos, estradas. Ressalta que o governo vai continuar realizar obras.

Santolia fala para Themístocles, fala nas ações e administração do seu governo, na educação, saúde, e falou que senti perigoso que um candidato usar da postura política para chegar à prefeitura.

Candidata Carminha pergunta para Santolia qual o programa que ele tem para o social.

Santolia afirma que na sua administração trabalha a assistência social falou do CRAS, de formação de jovens com programas profissionalizantes. Falou que tratar o cidadão é dar a ele ferramentas para o desenvolvimento.

Carminha disse que em Esperantina há muitos drogados nas ruas. E que os jovens da cidade estão sem ajuda e que as mães estão desesperadas, que falta na cidade um ofício que trabalhe isso.

Quinto Bloco

No último bloco, Carminha fala sobre educação, em criar creches, falou que na saúde vai criar programa de saúde para a mulher, falou em benefícios que são negados e que se existisse um programa de apoio seria diferente.

Chico Antônio fala em dinamizar os serviços da saúde, e educação, e que trabalhará desta forma.

Carminha em réplica falou em levar internet gratuita para todos os alunos de Esperantina. Falou em capacitação aos orientadores.

Themístocles pergunta a José Ivaldo, como ele vai encarar o aumento de moradias e educacional em Esperantina.

José Ivaldo disse, que vai incrementar o trabalho na área educacional com os apoios dos governos. Ele disse que estas áreas estão no seu plano de governo.

Themístocles em resposta diz que o povo já conhece seu trabalha e que ele tem credibilidade.

José Ivaldo comenta que na moradia fará um grande trabalho com os apoios políticos que fará estradas.

Carminha pergunta a Chico Antônio. Na música da campanha ela disse que Chico exalta o nome do presidente Lula e Governador, porque você não usa dessa credibilidade para fazer algo concreto para a cidade.

Chico Antônio disse que é um privilégio e que senti orgulho de fazer parte desse bloco e que terá oportunidades de trabalhar em levar melhorias para o município.

Carminha disse que se fosse amiga do governador e do presidente faria algo de concreto para Esperantina.

Chico Antônio disse que quem administra a cidade é o prefeito e não o governador e que isso só facilita.

Santolia pergunta sobre a problemática da habitação e qual é o projeto de Themistocles.

Themístocles fala em acabar com todas as casas de palha de Esperantina. E fala que vai levar habitação para todos e que o povo acredita na palavra dele.

Santolia, disse que vai dar ao povo casa própria e vai acabar com as casas de aluguel.

Themístocles disse que esse tipo de projeto depende do governo e que construir e reformar a casa de palha não depende do governo e sim só da prefeitura.

José Ivaldo pergunta porque o candidato Santolia não cuida da educação.

Santolia disse que investi e a exemplo disso tem o transporte público escolar. Falou que as escolas que fechou foi casinhas e não escolas de verdade e que locais assim continuará fechando.

José Ivaldo disse que quando trabalhou para Esperantina o município foi a terceira cidade em Educação no Piauí.

Santolia disse que na época de José Ivaldo existia perseguição e que o professor que não votava nele era demitido e perseguido.

Considerações Finais

Em seguida os candidatos fizeram suas considerações finais começando com José Ivaldo que frisou porque quer ser prefeito.

Chico Antônio finalizou que Esperantina tem uma oportunidade histórica de fazer uma parceria entre município e governos do estado e federal.

O terceiro candidato a fazer as finalizações foi Themístocles, cumprimentou o povo e disse que todos sabem quem ele é e que nunca enganou ninguém e vai realizar uma grande gestão trabalhando pelo povo.

Santolia terminou se dispondo a trabalhar e dizendo que ser prefeito de Esperantina é sua maior inspiração. Que o que ele fez pela cidade está ai para todos verem.

Carminha pediu que o povo não perdesse a oportunidade de ter uma prefeita mulher e que fará muito mais pelo povo.

Confira toda a movimentação do debate:

Fonte: Portalaz – jornalesp.com

4 Comentários

  1. Primeiro lugar quero parabenizar a tv Meio Norte, por estar dando oportunidade a população de assistir um debate bem democrático, que dessa forma ajuda os eleitores Esperantinenses a tirarem suas duvidas e concluírem quem realmente é o melhor para nossa cidade.
    Em analise feita por minha pessoa e alguns colegas, através do debate deu para demonstrar quem é o candidato MENTIROSO, O CARA DE PAU, SANTINHO, O SÉRIO e o que realmente quer fazer as coisas ACONTECEREM na cidade.
    Não vou citar nomes, mas quem vai realmente citar é o povo de Esperantina; por que sentimos nas esquinas, nas ruas, nas churrascarias, casa de amigos, no campo de futebol, na quadra e em todos os cantos da cidade a empolgação da pessoas por uma mudança justa e que traga a tranqüilidade, desenvolvimento e pagamento em dias para as pessoas que dependem do governo municipal.
    Só peço aos meus amigos de Esperantina que analise bem e não votem pela emoção e sim pela razão, por que somos nós que estamos na nossa cidade diariamente e sentimos a dor quando existe um péssimo administrador.
    Vamos para frente, por que atrás vem muita gente.
    Saúde e paz para todos os esperantinenses e vamos lutar pelo os nossos direitos.

  2. Janio Filho está certo em boa parte do que disse, gostaria apenas de completar seu comentário, dizendo que votar usando a razão significa votar no Zé Ivaldo, o melhor prefeito que Esperantina já teve, e que agora mais maduro e experiente vai fazer uma administração melhor ainda e com menos falhas. É isso aí pessoal vamos votar no Zé Ivaldo, um homem de bem e que ama Esperantina, chega de oportunistas na nossa cidade. Chico Antônio e Santolia, são da mesma categoria.

  3. O debate serviu pra mostrar realmente quem são os “duas caras” desta eleição.
    Aliás, alguns têm mais de duas. Três, quatro,…
    O bom é que esses são também péssimos atores.
    Nem o mestre do “teatro” conseguiu convencer.

  4. ** comentário censurado **

    Wilson eu não concordo com vc, por que como é que o senhor José Ivaldo está mais experiente e mais preparado e se nem no debate ele está preparado e fala cada vez pior. Se em um simples debate ele não da conta; imagine administrar a cidade de Esperantina por 4 anos.
    Ele está cada vez mais fraco e se ele não se cuidar, ele pode perder até para a Dr. Carminha.
    Eu nunca ví um candidato a prefeito se eleger somente com voto de puxa-sacos, por que o pequenino grupo dele é somente de puxa-sacos.
    Até o dia 5 de outubro! OBRIGADA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo