Geral

Oito pessoas são presas na Operação Refin desencadeadas pela Delegacia do Idoso

Financeira Real Financiamentos, que foi lacrado pela políciaA operação Refin (abreviatura de Refinanciamento) foi deflagrada às 6 horas da manhã desta quarta feira (30/julho).

Cerca de 40 policiais civis estão nas cidades de Esperantina, Buriti dos Lopes, Murici dos Portelas, Parnaíba e Barras. Entre os presos, estão o vigilante da SECOP, Luís Gualberto de Sousa e Rosangela Maria de Sousa, dona da Real Financiamentos em Esperantina, o estabelecimento foi lacrado pela polícia.

Luís Sousa trabalhava no Banco do Brasil há 28 anos e gozava da confiança dos aposentados que lhe entregavam sem ressalvas documentos, cartões e procurações. De posse dos documentos ele repassava os mesmos à quadrilha que atuava nos cinco municípios, a partir dai eles refinanciavam os empréstimos que já estavam perto de terminar por mais até seis anos e ficavam com o dinheiro que era distribuído entre a quadrilha. O delegado Marlos Sampaio que está à frente da operação, informou que os aposentados confiavam no vigilante e ao questionarem porque os empréstimos que já deveriam ter terminado de pagar continuava sendo cobrado, ouviam que “era assim mesmo, mas que um dia terminava”. Eles desconheciam que os empréstimos tinham sido renovados.

Marlos Sampaio, delegado do idosoSegundo Marlos Sampaio as prisões são temporárias e todos os presos serão transferidos para a Penitênciaria Regional de Parnaíba. O delegado informou ainda que as equipes da polícia civil estão espalhadas nos municípios onde a quadrilha agia e além das prisões apreendeu computadores e documentos na casa dos acusados. Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão que foram expedidos pela Juíza da Comarca de Buriti dos Lopes Dra. Eufrida Costa Beleza. Marlos Sampaio informou ainda que em Esperantina está correndo outros inquéritos policiais e a qualquer momento outras pessoas poderão ser presas.

Segundo informações da Polícia Civil, a “Operação Refin” tem o objetivo de dar o cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão contra pessoas acusadas de participarem de uma máfia que lesava idoso através de refinanciamentos de empréstimos consignados (o empréstimo era refeito sem que o idoso soubesse, gerando dívidas “eternas” que não finalizariam nunca).

No total, aproximadamente 300 pessoas teriam sido vítimas do grupo, que agiria principalmente na região do municípios de Buriti dos Lopes (PI) e Esperantina (PI).

A “Operação Refin” está em andamento para cumprir mais dois mandados de prisão. Os nomes são mantidos em sigilo para não atrapalhar a conclusão do processo de busca.

O resultado da Operação será divulgado na segunda-feira (04), quando a Polícia Civil deve apresentar os acusados e mostrar todo o material apreendido (computadores, procurações, mais de 100 cartões de banco, o valor de R$ 2 mil em dinheiro dentre outros).

Veja abaixo a lista das pessoas envolvidas no esquema financeiro e que já estão presas:

  1. Rosangela Maria Sousa – Real Financiamentos – Esperantina (PI)
  2. Maria Oneide Sousa – Buriti dos Lopes (PI)
  3. Francisco Alves de Sousa – conhecido como Francisco Xavier – Buriti dos Lopes (PI)
  4. Luiz Gualberto de Sousa – Murici dos Portelas (PI)
  5. Maria Suvete Pereira – Buriti dos Lopes (PI)
  6. João Bosco de Sousa – Buriti dos Lopes (PI)
  7. Francisca Maria dos Santos – Parnaíba (PI)
  8. Carlos Alberto de Carvalho – Barras (PI)

Fonte: PortalAZ

Um Comentário

  1. Já estava mais do que na hora de prender essa mulher chamada Rosangela, ela prejudicou muitos idosos para beneficiar a si próprio.
    Parabéns ao delegado Marlos Sampaio!!!!!!!!!!
    Mais quero deixar bem claro que tem pessoas em Esperantina que trabalham com seriedade, responsabilidade e transparência.
    Parabéns delegado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo