Política

Em mensagem, Wellington Dias critica governo federal e fala em retomada econômica

No discurso, ele agradeceu aos parlamentares pelo apoio com o poder executivo ao longo do ano de 2020, principalmente durante a crise relacionada à Covid-19, e destacou a importância da parceria no ano de 2021.

“Saudar a todos os membros que terão essa missão na condução dos trabalhos, nos grandes desafios que teremos ainda no ano de 2021”, destacou.

Dias também avaliou os impactos da pandemia nos estados brasileiros e criticou as deficiências de articulação do governo federal para possibilitar o combate eficaz à Covid-19.

“Tivemos de suportar a falta de organização nesse período, que deixou estados desassistidos em várias ocasiões. Para superar as dificuldades, os governadores se uniram. Por meio do Fórum dos Governadores, apresentamos propostas para enfrentar de forma coesa e organizada os efeitos da crise e estratégias para retomada da economia, como é o caso do Pró- Piauí”, ressaltou o governador durante a leitura da mensagem anual.

O chefe do executivo estadual também lamentou as mais de 3 mil mortes de piauienses já registradas até o momento, durante a pandemia da covid-19, e destacou que ações de prevenção e combate à doença ainda precisam ser realizadas.

“Evitar o  colapso no sistema de saúde e poder estar num processo de reorganização só foi possível pela união de esforços entre o poder público, o setor privado e a sociedade. Não podemos relaxar, nem esquecer as mortes pelo coronavírus. Precisamos seguir lutando para superarmos a crise econômica, social e, esssencialmente, humana, em decorrência da pandemia”, disse.

Vacinas

Wellington Dias, que coordena a temática de vacinação no Fórum dos Governadores do Brasil, também avaliou as primeiras semanas do processo de imunização no país. Segundo ele, a tendência é que novas doses cheguem ao país nos próximos dois meses e reforcem a campanha no Piauí e nos demais estados.

“Agora, já a partir dessa semana, com a chegada de mais vacinas, estamos iniciando no critério de idoso e comorbidades.  a expectativa é em fevereiro  receber 11,2 milhões de vacinas em todo o Brasil e seguir com o volume crescente em março e abril, para que possamos alcançar 25% de nossa população e com isso atender o chamado grupo de risco”, destacou.

Retomada econômica

Durante a leitura da mensagem anual, o governador também destacou e pediu apoio dos parlamentares para ações de retomada da atividade econômica. Entre os destaques, está o Pró-Piauí, que, segundo ele, deve ampliar as ações nos setores de infraestrutura, educação e social.

“Nesse relatório que apresentamos colocamos as informações para essa casa e também a disposição da população”, disse.

Para garantir que nenhum piauiense ficasse sem assistência, o governo do Piauí garante que ampliou o número de leitos exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19. Os leitos de UTI passaram de 148 para 326.

“Elevamos em 173% a quantidade de leitos de estabilização: de 26 para 71, e isso possibilitou a recuperação de 139.938 pessoas”, disse o governador.

Finalizando a mensagem, Wellington Dias comemora a esperança com a chegada da vacina, que já começou a ser aplicada na população.

“2020 foi o ano em que enfrentamos o maior desafio de nossa história. E conseguimos chegar até aqui, de pé. Vamos fazer de 2021 o ano da retomada da esperança. O ano da retomada do crescimento e do desenvolvimento. 2021 será o ano para mostrarmos como o Piauí é grande. Grande para o Brasil, grande em nossos corações”.

Por  Yala Sena

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo