Mais de 1 milhão de piauienses serão imunizados contra a influenza A (H1N1), e a vacinação será iniciada no dia 8 de março, estendendo-se até o dia 7 de maio. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) da Prefeitura de Teresina já está com as equipes preparadas em todos os postos de saúde do município para operacionalização da vacinação, que será realizada em quatro etapas.
Destinada especialmente a grupos prioritários, como forma de proteger a população de maior vulnerabilidade, detectada na pandemia do ano passado, a vacinação tem o objetivo de reduzir o risco de expansão do vírus, mantendo os serviços de saúde funcionando e diminuir o número de casos graves e óbitos. A expectativa é proteger 62 milhões de pessoas em todo o país.
Etapas – A imunização será realizada ao mesmo tempo em todo o Brasil.
As pessoas dos grupos indicados devem comparecer às unidades de saúde com a carteirinha de vacinação e documento de identidade. A vacina é contra-indicada a quem tem alergia a ovo.
A primeira etapa ocorrerá no período de 8 a 19 de março e é destinada a trabalhadores de saúde, especialmente os da rede de atenção básica, os envolvidos em respostas à pandemia, médicos, enfermeiros, recepcionistas de unidades de saúde, incluindo pessoal da limpeza e da segurança, motoristas de ambulâncias, equipes de laboratórios e aqueles que atuam na investigação epidemiológica.
A segunda etapa vai de 22 de março a 2 de abril, compreendendo três grupos prioritários: gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças de seis meses a menos de dois anos de idade. Neste último grupo, as crianças receberão uma segunda dose, entre 22 de abril e 2 de maio.
A terceira etapa corresponde à imunização da população de 20 a 29 anos, no período de 5 a 23 de abril, incluindo o sábado (24 de abril), que coincide com o início da campanha de vacinação do idoso contra a gripe sazonal. A decisão de incluir as crianças e os jovens é em razão do grande número de casos graves e de mortes registrados no ano passado nessas faixas etárias.
Na quarta etapa, no período de 24 de abril a 7 de maio, será imunizada a população com mais de 60 anos com doenças crônicas, também coincidindo com a campanha de vacinação dos idosos contra a gripe sazonal. Nesta última etapa é administrada a segunda dose da vacina para as crianças de seis meses a dois anos.
Doenças crônicas – Portadores de doenças crônicas, grupo prioritário cuja vacinação ocorrerá entre 24 de abril e 7 de maio, são aqueles definidos com obesidade grau 3 (antiga obesidade mórbida de crianças, adolescentes e adultos), doenças respiratórias crônicas desde a infância, asmáticos, doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória, doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória, imunodeprimidos (pacientes em tratamento para Aids e câncer ou com doenças que debilitam o sistema imunológico), diabetes mellitus, doença hepática, doença renal, entre outras.
Prevenção – A vacinação é apenas uma das formas de prevenção.
Autoridades de saúde destacam várias medidas para caso de suspeita da gripe, entre as quais lavar as mãos com frequência; ao tossir ou espirrar, utilizar lenço descartável; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; se surgirem sintomas de gripe (febre, tosse, dor de cabeça e no corpo), procurar o posto de saúde mais próximo; e não tomar medicamento por conta própria.
Fonte:TV Canal 13
Caro blogueiro,
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 já começou. Vamos vacinar trabalhadores de saúde, população indígena, doentes crônicos, jovens saudáveis de 20 a 39 anos, além de crianças maiores de seis meses a menores de dois anos. Precisamos vacinar 91 milhões de pessoas e, para isso, contamos com a sua ajuda. Preparamos diversos materiais que podem ser usados em seu blog para ajudar o Brasil nessa tarefa tão importante.
Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para [email protected].
Atenciosamente,
Ministério da Saúde