Arrecadação cresce 15% e despesas ficam abaixo de 7%. Fornecedores estão recebendo pagamento em dia.
Após muitos anos enfrentando uma crise financeira, a Agespisa entrará 2011 operando no azul. É o que garante o presidente da empresa, Merlong Solano. Segundo ele, o ajuste nas contas começou a ser feito no início de 2003, quando a empresa estava ameaçada de entrar em colapso operacional.
A situação era tão difícil que nós não tínhamos nenhuma bomba para colocar de reserva. Teresina teve sorte, podia ter enfrentado um colapso de falta de água”, ressalta.
A política de contenção de despesas e incremento na arrecadação propiciou o equilíbrio financeiro da empresa, que hoje não atrasa pagamento de fornecedores. “Se continuarmos, no início de 2011 poderemos sair do vermelho, depois de décadas de prejuízo. Não é apenas um desejo. Arrecadamos 15% a mais ao ano e seguramos as despesas abaixo de 7%”, explica.
Tarifa
Um dos fatores que possibilitaram foi o incremento da receita com a contenção dos índices de desperdício de água e a política de reajustes na tarifa, com índices abaixo da inflação.
Ano passado o reajuste foi de 6,5% e este ano será de índice linear de 3,8%. A tarifa residencial para quem consome até 10 mil litros de água por mês passará de R$ 16,60 para R$ 17,25
A tarifa passa a valer a partir de 1º de março.
Fonte: Cidade Verde