Piauí será sede das comemorações dos 31 anos da Fundação Palmares
A Assembleia Legislativa realiza sessão solene dia 23 de agosto em homenagem aos 31 anos de criação da Fundação Cultural Palmares, com sede no Estado de Pernambuco.
O Piauí foi escolhido para sediar as festividades. A deputada Flora Izabel (PT) é autora do requerimento.
A Fundação Cultural Palmares, criada no dia 28 de agosto de 1988 por meio da lei nº 7.668, de 22 de agosto de 1988, é uma entidade pública brasileira vinculada ao Ministério da Cultura, com sede no Estado de Pernambuco.
Este ano, a Fundação escolheu o Piauí para sediar as festividades de 31 anos de aniversário, porque o Estado tem uma grande população negra e vem se destacando nacionalmente pela experiência da guerreira Esperança Garcia, tida como a primeira advogada negra do Brasil no período da escravidão. Como escrava, ela redigiu documento inédito denunciando maus – tratos aos escravos no Piauí.
O evento é coordenado no Piauí pela Fundação Cultural Palmares, Agentes de Pastoral Negros do Piauí, o Centro Nacional de Africanidade e Resistência AFRO-Brasileira-CENARAB, Fundação de Pesquisa Extensão e Inovação UFPI, e tem o apoio da Universidade Federal do Piauí, Prefeitura Municipal de Teresina e Fundação Monsenhor Chaves.
Emerson Brandão – Edição: Katya D’Angelles