Arte e CulturaGeralSociedade

FUNDAC inicia comemorações ao 187º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil

Cine Teatro de OeirasIniciam neste final de semana as comemorações do 187º aniversário de adesão do Piauí à Independência. A programação inicia nesta sexta-feira (22), em Piracuruca e no domingo (24), em Oeiras com a reabertura do Cine Teatro de Oeiras.

A programação no município de Piracuruca inicia às 16h30, com um culto em Ação de Graças na Igreja Cristã Evangélica. Em seguida, será realizado uma missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo e logo após a missa, acontecerá no Grêmio Recreativo Piracuruquense a solenidade de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí com o lançamento do livro Foices e Facões de autoria dos irmãos Bernardo Aurélio e Caio Oliveira. O livro, narra em Monumento_jenipapo quadrinhos a história da Batalha do Jenipapo.

Desde o início da atual gestão estadual a Fundação Cultural do Piauí comemora a data com vasta programação mas o município de Piracuruca só foi integrado as comemorações em 2008.

Piracuruca na Independência do Brasil

Segundo historiadores, Piracuruca, mais precisamente as margens da Lagoa do Jacaré, foram o palco do primeiro combate pela adesão à Independência, fundamental para que Piracuruca aderisse à Independência um dia antes da capital Oeiras.

Piracuruca é historicamente área de transição para colonizadores que iam do Ceará rumo ao Maranhão e foi fundada a partir de uma fazenda de gado, localizada às margens do rio Piracuruca.

Leonardo das Dores Sua participação na adesão do Piauí à Independência do Brasil também se dá a partir de sua localização, pois foi aí que se encontraram, em 22 de Janeiro de 1823, a tropa de João José da Cunha Fidié, enviado a Parnaíba para combater as pessoas que se manifestaram a favor da independência e a tropa do revolucionário Leonardo da Senhora das Dores Castelo Branco, vindo do Ceará, em Piracuruca.

O dia 24 de Janeiro de 1823 foi marcado pela adesão oficial da então Capital da Província do Piauí, hoje o município de Oeiras, ao Grito do Ipiranga, de 7 de Setembro de 1822. Essa adesão foi comandada pelo brigadeiro Manoel de Sousa Martins, que reuniu cerca de 30 homens, em sua residência, na madrugada do dia 24, quando foi executado mais um ato da adesão do Piauí à independência do Brasil.

Fonte: Assessoria de  Comunicação – FUNDAC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo