Iniciaram esta semana os Cursos gratuitos no Memorial Zumbi dos Palmares
Iniciaram desde segunda-feira (11), os cursos de informática, áudio e vídeo oferecidos pelo Memorial Zumbi dos Palmares, casa de cultura coordenada pela FUNDAC em parceria com conselho administrativo formado por entidades do movimento negro, organizações governamentais e sociedade civil e que tem como objetivo principal o desenvolvimento de um trabalho voltado para divulgação e difusão da cultura negra na capital.
O Memorial, atualmente, conta com 2 (duas) turmas de informática básica, cada uma com 18 alunos, uma turma de áudio com 10 alunos e outra de vídeo, também com 10 alunos, todos com carga horária de 60h. A abertura oficial dos cursos aconteceu na tarde de ontem, reunindo alunos e professores para uma conversa sobre as expectativas e apresentação de cronograma.
O coordenador do Memorial, Gilvano Quadros, explicou que esse primeiro encontro teve como objetivo criar um entrosamento entre as turmas e apresentar os professores aos alunos. Nesta terça(12) é que começam as aulas propriamente ditas.
Ainda segundo Gilvano, a demanda por vagas continua intensa, apesar dessas turmas já estarem fechadas. ”Muita gente liga ou vem aqui perguntando se tem vaga. Inclusive, ano passado, só oferecemos uma turma de informática básica, mas este ano já contamos com duas. Isso resulta muito da parceria com a Casa do Hip Hop que viabiliza os professores, pois os cursos são todos gratuitos.”
O material necessário para o desenvolvimento dos cursos é oferecido pela FUNDAC e, durante as aulas, os alunos recebem ainda noções de História da Cultura Negra. Com isso, o Memorial Zumbi dos Palmares vem promovendo a divulgação e difusão da cultura negra.
Para 2010, a casa já preparou um cronograma de atividades que inclui a realização de outros cursos gratuitos. Fora o retorno do Curso de Canto Coral que teve também grande procura. Para março, já está garantida a abertura de novas turmas para informática básica, além da realização da I Mostra de Arte de Cultura Negra.
Sobre o Memorial
Memorial Zumbi dos Palmares foi inaugurado no dia 25 de julho de 2007, fruto de um projeto de lei do deputado estadual Olavo Rebelo, sancionado em 2003, pelo Governador Wellington Dias.
A antiga Unidade Escolar Domingos Jorge Velho, pertencente à Secretaria de Educação e Cultura do Estado, foi totalmente restaurada, com o objetivo de ser um espaço de divulgação e difusão da cultura negra. Hoje é coordenada pela Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC e pelo Conselho Administrativo do Memorial, formado por entidades do movimento negro, organizações governamentais e sociedade civil.
O Memorial Zumbi dos Palmares está equipado com espaço para exposições, biblioteca, sala para oficinas de dança, percussão, música, cozinha para oficinas de culinária, sala de exibição de filmes, espaço artístico para realização de shows e apresentações culturais, além de sala de inclusão digital, equipado com dez computadores.
Para homenagear a cultura negra do Piauí, as salas receberam nomes de personalidades de destaque desse segmento, são elas: auditório Clóvis Moura, Praça Francisca Trindade, biblioteca Júlio Romão e sala Esperança Garcia.
O Memorial Zumbi dos Palmares fica na Av. Miguel Rosa, próximo ao Corpo de Bombeiros na capital Teresina. Outras informações: 3216-3702