Geral

Médico José Sampaio foi submetido a uma Angioplastia Coronariana

O médico esperantinense, José Sampaio de Carvalho de 62 anos de idade que sofreu um principio de infarto na noite da última segunda-feira (17/06), foi submetido a uma Angioplastia Coronariana.

De acordo com a sua esposa, a Enfermeira, Keila Mara Costa, o seu esposo está bem.

O que é Angioplastia Coronariana?

A angioplastia coronariana é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo do coração, realizado por meio de uma punção na pele com o uso de catéteres e próteses endovasculares, que realizam a desobstrução das artérias coronárias. Este processo permite que as artérias coronárias voltem ao seu funcionamento regular, possibilitando que o coração receba maior fluxo de sangue e continue trabalhando normalmente. Isso garante ao paciente um tempo de internamento menor e recuperação mais rápida que cirurgias convencionais.
Quando é indicada?
A angioplastia coronária é indicada quando o cateterismo cardíaco detecta a presença de obstruções nas artérias coronárias que, em função da gravidade ou da localização, não conseguem ser tratadas com medicamento
Como funciona?
O procedimento da angioplastia é realizado com imagens radioscópicas, na mesma sala cirúrgica onde são realizados os cateterismos diagnósticos. É feita uma punção na pele para a realização do procedimento, que pode ser localizada no braço, no pulso ou, mais comumente, na virilha.
Um fino cateter com um pequeno balão na ponta é introduzido na coronária através da punção. Este cateter balão segue até o local da obstrução e uma vez posicionado, é inflado e esvaziado algumas vezes. Isto comprime a placa desobstruindo a artéria e normalizando o fluxo sanguíneo. Uma vez esvaziado, o balão é retirado.
Na maioria dos casos, a angioplastia é realizada com o implante de stent, uma estrutura tubular metálica flexível e expansível que vem montado e compactado em cima do cateter balão de angioplastia. Após o posicionamento do stent no local da obstrução, o balão é inflado, expandindo o stent, que fica aberto impactado na parede da artéria, esmagando a placa de gordura. A chance de o paciente ter um entupimento no mesmo local que foi tratado com a angioplastia é bem menor com a utilização dos stents. Nos últimos 15 anos, estudos e a prática diária comprovaram que a chance é ainda menor quando se utilizam os stents farmacológicos.
Para otimizar o implante do stent, usa-se como rotina a técnica do ultrasssom intracoronário e/ou a tomografia intracoronária (a aplicação depende do tipo de stent), que são métodos de imagem que permitem reduzir os índices de reestenose e trombose na colocação do stent.

Confira outra matéria, abaixo relacionada a esse assunto:

Dr. Sampaio é transferido para Teresina depois de sofrer problemas cardíacos
https://jornalesp.com/doc/154735#more-154735

Um Comentário

  1. Que o Dr. Sampaio se recupere o mais rápido possível e volte suas atividades normais que é salvar vidas, esses são os meus sinceros votos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo