Arte e CulturaCidades

SMAS e CRAS de Joaquim Pires realizaram capacitação para os novos visitadores do PCF

A Prefeitura de Joaquim Pires, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, realizaram nos dias: 05 a 11 desse mês, a capacitação dos novos visitadores do Programa Criança Feliz, de 2019.

A formação foi ministrada no auditório do CRAS pela supervisora e assistente social do PCF, Lêda Amorim. Durante o curso, foram capacitados 3 visitadores seguindo orientações disponibilizadas no guia de visita domiciliar de orientação as famílias (Cuidados para o desenvolvimento da Criança – CDC), para que os mesmos atuem juntos aos usuários no município. Os novos integrantes, realizaram atividades de sensibilização, estudos de casos, planejamento de visitas, dramatização de visitas, e visitas domiciliares juntamente com a supervisora do PCF.
A capacitação, contou com a presença do secretário de assistência social Mariano Pereira e da assistente social Joseanne Albuquerque.
O município fez adesão ao Programa em 2017. A meta para um município de pequeno porte, é de 100 usuários. No ano de 2018 com o cumprimento da meta pactuada, Joaquim Pires tornou apto para realizar o aceite de ampliação do Programa, que passará nesse ano acompanhar 200 usuários.
O programa criança feliz é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral com a primeira infância. O programa surge como uma importante ferramenta para as famílias com crianças entre 0 a 6 anos, onde na ocasião, oferece aos seus filhos informações para desenvolver o cognitivo, emocional e psicossocial.
O Programa tem como objetivo promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento integral na primeira infância e facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem. O público alvo do programa são Crianças beneficiárias do Bolsa Família (0 a 36 meses), Gestantes, beneficiárias do Bolsa Família, Crianças beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada – BPC (0 a 72 meses) e Crianças em serviços de acolhimento (0 a 72 meses).


Por João Victor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo