O Congresso Nacional vai votar nos primeiros meses de 2010 o projeto de lei prevendo a realização do plebiscito perguntando à população sobre a divisão do Piauí e a criação do Estado do Gurguéia.
O deputado federal Júlio César Lima (DEM) informou no último dia 02 (sábado) que o projeto do plebiscito é um dos mais importantes relacionados com o Piauí a ser votado pelo Congresso Nacional.
Ele afirmou que será possível a votação da autorização do Congresso para a realização do plebiscito porque existe uma pressão muito forte para que sejam votados os plebiscitos sobre a criação ou não do Estado do Maranhão do Sul e dos Estados Tapajós e Carajás, que serão fundados com a divisão do Pará. “Vamos aproveitar esse movimento para a criação do Estado do Gurguéia”, falou ontem o deputado Júlio César Lima, que passou o réveillon em Natal (RN).
O projeto de autorização do plebiscito para a criação do Estado do Gurguéia já foi aprovado nas Comissões de Finanças e Tributação, da Amazônia e Integração Nacional, que teve o próprio deputado como relator, e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). “Agora só falta a aprovação pelo plenário, que deverá ocorrer no primeiro semestre deste ano”, declarou Júlio César. A maioria dos deputados e senadores do Piauí é a favor da divisão do Piauí com a criação do Estado do Gurguéia.
Após a aprovação do projeto pelo Congresso Nacional caberá à Justiça Eleitoral marcar a data da realização do plebiscito.
DADOS – O Piauí tem uma população de 3,189 milhões de habitantes. Se criado, o Estado do Gurguéia terá uma população de 800 mil habitantes, 24% do contingente populacional do Piauí. O novo Estado também ficará com 79 município dos 224 do Piauí. O Piauí tem hoje uma área de 251 mil quilômetros quadrados. O Gurguéia ficará com 151 mil quilômetros quadrados deste total.
Fonte: Jornal Meio Norte