CidadesGeral

Com primeiras chuvas Teresina amanhece o dia as escuras

cepisaBastaram as primeiras chuvas, para a rede de energia da Cepisa, apresentar os primeiros apagões. Nesta madrugada, parte da cidade sofreu com o corte no fornecimento de energia elétrica.

As emissoras de TV, no Monte Castelo, amanheceram o dia fora do ar. Na zona sul o fornecimento só foi restabelecido depois das 4h. Na TV Antena 10, por exemplo, a falta de energia causou uma pane nos computadores, o que prejudicou a apresentação do programa Fala Piauí.

Na zona norte da capital, os moradores do Cabral, Porenquanto, Morro da Esperança, Marquês de Paranaguá e Primavera, continuam sem energia.

“O pior é que depois de cortes de energia como estes geralmente há queima de eletrodomésticos. E quem paga pelo prejuízo?”, pergunta a professora Francisca de Jesus Pereira.

De fato a companhia energética do Piauí não veio a público prestar nenhum esclarecimento. Através da assessoria de comunicação da empresa fomos informados de que os apagões são em conseqüência das chuvas.

Na zona leste, bairros como Planalto Uruguai também amanheceram o dia às escuras.

arvores derrubam poste“O calor intenso do B-R-O-BRÓ causa fissura nos isoladores e com os efeitos de dilação e retração eles quebram. Além disso, com as chuvas muitas árvores caem ou ‘deitam’ sobre a rede provocando corte no fornecimento”, explicou o assessor de imprensa Carlos Salomão Filho.

Ele disse ainda que, “a Cepisa tem investido no recondutoramento da rede, ou seja, a substituição de cabos finos por outros com bitolas mais grossas”.

Já, quanto aos equipamentos queimados em função das quedas e corte no fornecimento de energia, o assessor garante que a empresa cobre o prejuízo. Basta o consumidor entrar em contato pelo 0800 086 0800, comunicar a queima e uma equipe vai à residência confirmar a queima.

Daí, o consumidor prejudicado pode dar entrada no processo, uma cópia da Identidade, CPF, conta de energia, três orçamentos e nota fiscal do aparelho. “Caso a pessoa não tenha a nota fiscal pode fazer uma declaração de posse do equipamento queimado e pedir para três pessoas assinarem”, esclareceu Salomão Filho.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica – Eneel as concessionárias de energia, no caso a Cepisa, tem até 30 dias para reparar o dano. “Mas, em muitos casos, a empresa paga em até 10 dias”, finalizou.

Fonte: PortalAZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo