Cerca de 80% dos deputados permanecem na Alepi; bancada governista cresce
Os 30 deputados estaduais foram empossados na manhã desta sexta-feira (01), no plenário da Assembleia Legislativa, em solenidade presidida pelo deputado Themístocles Filho.
A importante solenidade contou com a presença de várias autoridades entre elas, o prefeito Firmino Filho, o presidente do Tribunal de Justiça, Sebastião Ribeiro Martins e o governador Wellington Dias.
Os parlamentares prestaram juramento e assinaram o termo de posse. Logo em seguida alguns subiram até a tribuna onde discursam.
O governador Wellington Dias (PT) participou da solenidade e defende uma boa relação entre o Executivo e o Legislativo. Na primeira visita do ano a Assembleia, Wellington defendeu a redução do tamanho da máquina. Ele pede apoio da Casa para aprovação da reforma administrativa.
“A meta é ter um estado em que as despesas possam ser compatíveis com as despesas. Temos esta meta. Queremos chegar em 2020 com um IDH alto”, afirmou.
A deputada Teresa Britto (PV) foi uma das parlamentares a discursar. Ela falou sobre a necessidade de recuperar a imagem da classe política.
“Nesse momento em que a classe política vive um descrédito queremos contribuir para melhorar essa imagem. Vamos trabalhar pelo bem do Piauí e ajudamos a todos que estão conosco desde o começo da caminhada”, disse.
O deputado Fernando Monteiro, que concorre à vaga de primeiro-vice, pediu a união da Casa. “Essa Casa está unida. Isso possibilita que possamos avaliar a reforma que o governo irá encaminhar. É preciso manter essa união”, disse.
O deputado lembrou que é preciso se unir pelo Piauí. “É preciso deixar de lado questões pessoais. O que importa é trabalhar pelo Piauí. Precisamos avançar em outras ações como os cursos oferecidos. Não podemos nos prende apenas à leis”, reforça.
Logo após o encerramento da solenidade de posse, os deputados irão eleger o novo presidente da Casa. Os deputados irão escolher entre Themístocles Filho e Nerinho.
O perfil dos deputados eleitos na Assembleia Legislativa permanece quase que inalterado. Cerca de 80% dos parlamentares conseguiram reeleição. Os três deputados com mais tempo com mandatos são Fernando Monteiro (PRTB), Themístocles Filho (MDB) e Wilson Brandão (Progressistas). Hoje (1º) acontecerá a posse dos eleitos a partir das 11h. Logo depois, haverá a eleição para a mesa diretora com voto secreto. Dois nomes disputam a presidência, Themístocles Filho e Nerinho (PTB).
O governador Wellington Dias (PT) conseguiu alargar seu leque de apoiadores e a ala governista cresceu. Dos 30 deputados 26 fazem parte da base aliada.
A bancada feminina permaneceu a mesma sendo representada pelas deputadas Flora Izabel (PT), Janaínna Marques (PTB), Lucy Silveira (Progressistas) e Teresa Britto (PV).
Os estreantes na Assembleia Legislativa são Henrique Pires (MDB), Franzé Silva (PT), Francisco Costa (PT), Teresa Britto (PV), Oliveira Neto (PPS), Lucy Silveira (Progressistas) e Coronel Carlos Augusto (PR).
A oposição que em 2014 elegeu 11 parlamentares, este ano caiu para quatro (Evaldo Gomes (PTC), Gustavo Neiva (PSB), Marden Menezes (PSDB) e Teresa Brito (PV).
A próxima semana irá começar com a indicação de líderes de partidos dos blocos e formação das oito comissões técnicas. A votação da reforma administrativo do governador deverá ser discutida a partir da segunda quinzena de fevereiro.
Deputados estaduais empossados
Carlos Augusto Gomes de Sousa – (PR)
José Hélio de Carvalho Oliveira – Dr. Hélio – (PR)
Evaldo Gomes da Silva (PTC)
Fabio Núñez Novo – (PT)
Fábio Henrique Mendonça Xavier de Oliveira -Fábio Xavier (PR)
Fernando Alberto de Brito Monteiro – Fernando Monteiro (PRTB)
Firmino Soares Paulo – (Progressistas)
Flavio Rodrigues Nogueira Junior -Flávio Nogueira Junior (PDT)
Flora Izabel Nobre Rodrigues – (PT)
Francisco de Assis Oliveira Costa – Francisco Costa (PT)
Francisco José Alves Da Silva -Franzé Silva – (PT)
Georgiano Fernandes Lima Neto – Georgiano Neto – (PSD)
Gessivaldo Isaias de Carvalho Silva -Gessivaldo Isaias – (PRB)
Gustavo Neiva Sousa- (PSB)
Hélio Isaias da Silva -(PTB)
Antonio Henrique de Carvalho Pires – Henrique Pires – (MDB)
Janaínna Pintos Marques – (PTB)
João Mádison Nogueira – (MDB)
Julio Ferraz Arcoverde – (Progressistas)
Francisco das Chagas Limma – (PT)
Lucy de Farias Carvalho Soares – Lucy Soares (Progressistas)
Marden Luis Brito Cavalcante e Menezes – Marden Menezes – (PSDB)
José Icemar Lavôr Neri -Nerinho- (PTB)
Miguel Borges de Oliveira Neto – Oliveira Neto – (PPS)
Pablo Dantas de Moura Santos – Pablo Santos – (MDB)
Severo Maria Eulálio Neto – Severo Eulálio – (MDB)
Teresa dos Santos Sousa Britto -Teresa Britto – (PV)
Themístocles de Sampaio Pereira Filho – Themístocles Filho -(MDB)
Wilson Nunes Brandão -Wilson Brandão – (Progressistas)
José Ribamar Nolêto de Santana – Zé Santana – (MDB)
Por Yala Sena e Lídia Brito