A Prefeitura de Esperantina, administrada atualmente pela petista, Vilma Carvalho Amorim (PT), está com dois meses que não repassa a gratificação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) para os profissionais da saúde referente aos meses de outubro e novembro de 2018.
O Ministério da Saúde repassa mensalmente o recurso que deve ser repassado 60% do valor para os profissionais e os 40% fica para a gestão fazer investimento na melhoria do programa.
A gratificação é destinada para os enfermeiros, médicos, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e de endemias, além da equipe do Programa Saúde Bucal e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).
Todos os meses o Governo Federal repassa para o município de Esperantina-PI algo em torno de R$ 77.400,00 (setenta e sete mil e quatrocentos reais).
O PMAQ é um programa que tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.