No Seminário Estadual de Adesão ao Pacto pela Saúde, promovido pela Secretaria da Saúde, os gestores municipais de saúde puderam receber orientações técnicas, que são fundamentais para o andamento das suas gestões. O objetivo do Seminário foi o de nortear sobre as ações em saúde, planejamento, atribuições do SUS, além da orientação sobre o compromisso de gestão que os secretários devem assumir a partir de agora. O evento aconteceu no Rio Poty Hotel, durante todo o dia da última quinta-feira (03).
Cerca de 350 pessoas participaram do evento, entre gestores e técnicos de mais de 200 municípios. “Nessa gestão já estamos contando com a assessoria técnica prestada pela Secretaria Estadual da Saúde, e com esse seminário temos agora toda a capacidade para retomar a revitalização e organização da Atenção Básica no nosso município” ressaltou Vânia Carvalho, gerente de atenção à saúde.
“A partir daqui eles serão orientados e estimulados a trabalhar com vistas a assumir o compromisso da gestão, visando à atenção à saúde e as responsabilidades sanitárias de cada um”, disse a gerente estadual de planejamento, Valtania Leite.
Durante o Seminário houve rodas de palestras sobre desafios da gestão municipal, responsabilidades gerais do SUS, além de planejamento, educação em saúde para os municípios.
A Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina, esteve presente ao evento, através de seus Gestores Secretário Francisco José Silva Lima e o Assessor e Presidente do Conselho Municipal de Saúde Dogival Carneiro.