Prefeitura de Esperantina está com dois meses que não paga a gratificação do PMAQ para os servidores da saúde
A Prefeitura de Esperantina, está com dois meses que não repassa a gratificação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).
A Secretaria Municipal de Saúde ainda não pagou a gratificação referente aos meses de agosto e setembro/2018.
O Ministério da Saúde repassa mensalmente o recurso que deve ser repassado 60% do valor para os profissionais e os 40% fica para a gestão fazer investimento na melhoria do programa.
A gratificação é destinada para os enfermeiros, médicos, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e de endemias, além da equipe do Programa Saúde Bucal e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).
Todos os meses o Governo Federal repassa para o município de Esperantina, administrado atualmente pela prefeita petista, Vilma Carvalho Amorim, algo em torno de R$ 77.400,00 (setenta e sete mil e quatrocentos reais).
De acordo com os profissionais, a Secretaria não dar nenhum esclarecimentos sobre os constantes atrasos salariais desta gratificação.
O PMAQ é um programa que tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.
Gratificação de que, pois o serviço prestado a população é de péssima qualidade. No conjunto Bernardo Rego tem quadras onde agente de saúde não visita residência com idoso nem com criança. não tem nenhum superior que fiscalize e mesmo assim será que ganham esta gratificação?Esta gratificação para ser paga era necessário um acompanhamento permanente para saber se os funcionários estavam mesmo cumprimento com as metas propostas pela secretaria de saúde e mesmo assim só para os que ganham menos pois sabemos que médicos e enfermeiros ganham muitíssimo bem para a realidade atual.