A Prefeitura de Joaquim Pires, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou recentemente, o II Simpósio de Prevenção do Suicídio no município em alusão ao “Setembro Amarelo”.
O referido Simpósio, aconteceu justamente no mês de conscientização e prevenção do suicídio, e teve como tema: “Falar é a Melhor Solução”.
O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal e contou com apoios da Secretaria Municipal de Educação, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA.
A programação contou com depoimentos, roda de conversas com os pastores das Assembleias de Deus de Joaquim Pires, Luís Gomes e Francisco Das Chagas, do Pe. Ézio Rodrigues e da Umbandista Raimunda Nonata, além de apresentações do grupo NUCA e uma palestra com a psicóloga do NASF Keylane Araújo, que abordou diversos temas relacionados a depressão e suicídio, contemplando principalmente, estudantes da rede pública municipal e estadual de ensino, funcionários públicos e sociedade em geral.
Após a roda de conversa, foi realizado uma premiação aos alunos da Unidade Escolar Ângela Vaz de Carvalho, Polonordeste e Mariana Fortes Vasconcelos que redigiram redações relacionado ao tema. A aluna Beatriz Lima, do 9º ano da Unidade Escolar Mariana Fortes Vasconcelos, conquistou o primeiro lugar no concurso, levando para casa R$ 150,00.
Durante o mês, os profissionais que compões o NASF realizaram várias palestras educativas em escolas da zona rural e urbana do município.
Participaram do simpósio, a secretária de saúde Socorro Machado, o presidente da Câmara Municipal Chaguinha Santino e a equipe da secretaria de educação.
Ao final do evento, foi realizado um abraço coletivo entre os participantes, um momento de muita emoção e fraternidade.