Sociedade

Prefeita de Esperantina volta a atrasar o pagamento dos salários dos servidores municipais e pode ser penalizada pela justiça

A Prefeita do município de Esperantina, Vilma Carvalho Amorim (PT), pode responder uma Ação de Improbidade Administrativa, por desobediência a Lei Municipal que obriga o município a pagar os salários dos servidores até o quinto dia útil do mês subseqüente ao vencido.

A referida Lei foi aprovada recentemente pela Câmara Municipal e publicada no Diário Oficial dos Municípios na edição do dia 15 de agosto deste ano.
Desde o primeiro semestre do ano passado, que a gestora do município, vem atrasando reiteradamente o pagamento dos vencimentos dos servidores sob a alegação de “falta de recursos” e/ou dos possíveis atrasos de repasses por parte do Governo Federal, o que não vem acontecendo nas inúmeras Prefeituras da região norte do estado.
Até a data de hoje (12/09), os servidores efetivos do município ainda não receberam o pagamento referente ao mês de agosto/2018.

Para os salários em dia é dever elementar de qualquer administrador público. Quaisquer motivos alegados pela gestão não se mostram razoáveis e sua atitude demonstra indiferença e desprezo pelas centenas de servidores públicos.

O atraso de salários gera constrangimentos, podendo causar situações vexatórias ao trabalhador que passa a se ver desprovido de sua renda, podendo levá-lo ao desespero por não dispor de meios de sustentar a sua família.

Vale ressaltar que a prefeitura de Esperantina é a única da região dos cocais que está com o pagamento dos servidores em atraso. O descaso e a falta de respeito com o funcionalismo público já foi denunciado para o Tribunal de Contas do Estado do Piauí.
Veja a copia da Lei, abaixo:

Com a palavra o Ministério Público.

Um Comentário

  1. A justiça é lenta e a gestora mais lenta ainda para tomar medidas adequada e de impacto que venha resolver esse problema só resta os servidores amargarem as mais duras consequenciais .

  2. quem estao atrapalhando o pagamento sao os aliados que estao permutados, os administrativo que trabalham, nas escola estaduais, no forum, no minsterio publico, na defensoria, no hospital orgaos estes que NAO sao responsabilidade do municipio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo