Consórcio de trânsito é debatido em Esperantina
Foi realizado no último sábado (28), no plenário da Câmara Municipal Vereador José Sales Dias em Esperantina, uma audiência pública para tratar do consórcio de trânsito nos municípios que abrange o território dos Cocais. Participaram da audiência o Diretor Geral do DETRAN-PI, Dr. Jesus Rodrigues e vários prefeitos e vereadores da região.
O Prefeito Chico Antônio iniciou o seu discurso dando as boas vindas as autoridades presentes e disse que o assunto sobre o trânsito deve ser encarado com muita seriedade, mas que é necessário uma contribuição maior por parte dos governantes, já que os municípios atualmente passam por dificuldades financeiras.
Jesus Rodrigues Diretor do DETRAN falou que a audiência foi solicitada pelo prefeito Chico Antonio no sentido de que as ações relacionada ao trânsito seja mais concretas.
Segundo o Diretor, a violência no trânsito é uma questão mundial, e a vitima no trânsito não é só quem morreu mais sim toda uma família.
“90% dos casos de trânsito deveriam ser evitados, infelizmente no Brasil morre a cada dois dias em torno de 200 pessoas, enquanto, no Piauí morre duas pessoas em média por dia, infelizmente o trânsito virou uma terra sem lei”, declarou o Diretor
Jesus Rodrigues explicou ainda que o consórcio seria um órgão de trânsito e que os recursos adquiridos através da cobrança das multas serão geridas no próprio município conforme decisão do consorcio.
“Estou desde o ano de 2004 no DETRAN e já realizamos inúmeras campanhas educativas de transito na cidade de Esperantina e o povo continua andando na contramão e agora basta, vamos agir com muito mais rigor”, declarou Jesus Rodrigues.
O vereador José Higino da cidade de Joaquim Pires, solicitou que fosse realizadas inicialmente campanhas educativas regularmente nos municípios e criticou o preço abusivos das taxas de emplacamento dos veículos.
José Machado vereador esperantinense disse que muitos motoristas não tem condição de tirar carteira em função de que não sabem lê e escrever e que o DETRAN tem que encontrar uma solução para resolver este problema.
O vereador Tote Aristide solicitou uma maior fiscalização nas pessoas que andam na contramão nas Ruas de Esperantina.
Alfredo Barbosa da cidade de Barras, cobrou uma melhor sinalização de trânsito nos municípios e aproveitou para solicitar também que sejam baixadas as taxas do DETRAN que não são baratas.
O prefeito Francisco Limma do município de São João do Arraial disse que a questão com a violência no trânsito chegou ao nível do insuportável e alguma coisa tem que ser feita antes que outras pessoas percam a vida ou fiquem mutiladas.
Vereador Galego da cidade de Morro do Chapéu do Piauí parabenizou a iniciativa do DETRAN, e perguntou qual seria a competência das cidades no gerenciamento do consorcio.
Vale ressaltar que logo após a audiência pública todos os participantes foram almoçar na Churrascaria Beira Rio.
Confira alguns registros da audiência e do almoço:
Quero ver se a PTzada resolve o caos do trânsito de Esperantina em ano de eleição. Aquí não tem lei, e bandido manda é em terra assim
vai começar a mandar prender emultar para depois eles mesmo soltaresses vagabundos sempre fazem isso em periodo eleitoral …tambem depois dessas reunioes vao curti as custas do dinheiro do povo e ainda falavam do sofolia …e a auditoria que ta vindo para fiscalizar o detran se cuidem ARNALDO MAGALHAES ,principalmente!
ei quero saber como fica as vias de esperantina sem boas vias para se movimentar nao da tem que pensa nisso tambem nao é só sair por ai multando nao..
mas mim responde se estou mentido essas ruas de esperantina ta ruiiiiii de mas..
eu sei por que todos os dias eu ando quse a esperantina toda…
a avenina meu deus da dor de cabeça so de tanta trepilaçao ainda tem as peças da minha moto que o dinheiro nao ta dando nem pra compra a inda mas pagar inplacamento de moto.