Justiça Eleitoral realiza reunião educativa com candidatos
Os integrantes da Justiça Eleitoral de Esperantina e Morro do Chapéu, composta pelo juizes eleitorais, Dr. Almir Abib Tajra Filho e Dra. Cléia Cristina Pereira Januário Fernandes, bem como o chefe do Cartório Eleitoral Dr. Raul Lima, realizaram uma reunião na tarde desta terça-feira (01/julho), na sala de audiência do fórum local com a presença de vários candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. Visando uma melhor preparação dos respectivos candidatos ao pleito das eleições municipais de 05 de outubro, conforme a Legislação Eleitoral vigente.
No seu discurso Dr. Almir agradeceu a presença de todos e disse que a reunião havia sido requisitada através da Justiça Eleitoral, porque reconhece que ninguém obedece a Legislação Eleitoral e até mesmo porque existem muitos políticos desonestos e nenhum político é santo. Que é necessário que a população tome cuidado com alguns políticos que tem a vida pregressa suja e ainda tem a coragem de se candidatar.
Declarou ainda, que vive em uma falsa democracia e tem certeza que muitos dos políticos ainda vão teimar, continuar fazendo errado e até mesmo crucificação possa a vir acontecer novamente em Esperantina. No entanto é necessário uma melhor conscientização dos candidatos para que melhores a vida da sociedade no seu todo. Finalizou dizendo que vai usar de muito rigor para coibir os abusos, os excessos nesta política e espera que nenhuma farsa de crucificação volte a repetir novamente na cidade.
A promotora de Justiça designada responsável pelo eleitoral, fez uso de um datashow para explicar a nova legislação eleitoral, também enfatizou que está longe da reputação dos candidatos de Esperantina, disse que é muito péssima e que só sabe dos comentários de que a política de Esperantina são bastante tumultuadas e que é muita árdua a missão, mas que vai trabalhar pautada na ética e na moral durante o período eleitoral. Até porque, o ministério público vai está sempre vigilante. A promotora falou das 03 (três) resoluções básicas que são baseadas no código eleitoral vigente, como o registro de candidaturas, prestação de contas e propaganda eleitoral.
Disse que o eleitor pode doar até R$ 1.064,10 (um mil sessenta e quatro centavos e dez centavos), não sujeitos a contabilização desde que não seja reembolsados posteriormente. A promotora falou ainda que estão proibidos pelos candidatos a distribuição de bonés, camisetas, brindes, cestas básicas e chaveiros. Falou ainda que é terminantemente proibido propaganda eleitoral em bens públicos, como postes de iluminação, pontes, viadutos e bens de uso comum, como táxi, bares e churrascarias. Finalizou pedindo a compreensão dos candidatos e dos representantes dos partidos políticos no sentido de ajudar o ministério público em realizar um pleito eleitoral decente.
Caro redator…
Como já havia avisado, o Prefeito simulou um atentado nas vésperas de sua convenção… Isto, para chamar a atenção do povo… Agora digo, este não vai ser o primeiro… Prepare-se para o pior… Esse cara é altamente estrategista, deve estar neste momento pensando qual o próximo golpe que irá aplicar para comover Esperantina.
Qual será destas ?
1. Simular atentado
2. Fingir-se de pobre e coitadinho.
3. Alegar perseguição política
4. Negar tudo, com documentos falsos
5. Ainda nenhuma das anteriores.