Mais de 1 milhão de eleitores de 51 municípios brasileiros passarão por um processo obrigatório de recadastramento biométrico nos próximos meses. Com o novo sistema de identificação, feito por meio das digitais e da foto do eleitor, a Justiça Eleitoral pretende acabar com as possibilidades de uma pessoa votar no lugar da outra. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que o voto biométrico seja estendido para todo o eleitorado do País até 2016.
O sistema de identificação pelas digitais do eleitor na hora do voto foi testado na eleição municipal do ano passado. De acordo com juízes eleitorais de São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS), a experiência foi um sucesso e atingiu seu objetivo principal, que é impedir a fraude na hora do voto. Além das três cidades, Búzios também já passou pelo processo neste ano. Os eleitores dos 51 municípios selecionados deverão procurar a Justiça Eleitoral para fazer o recadastramento biométrico. Pelos cálculos do TSE, serão recadastrados 1.132.667 eleitores.
“Não vejo a hora de votar na urna mais moderna e segura do mundo”, disse a aposentada Nenda Maria Conceição dos Santos, de 62 anos, primeira a passar pelo recadastramento em Pojuca (BA), segundo informações divulgadas no site do TSE. Os eleitores dessa cidade precisarão se recadastrar, sob pena de ter o título cancelado.
O recadastramento será feito nos municípios onde a Justiça Eleitoral concluiu que era necessário realizar revisão do eleitorado. Essa providência está prevista na legislação eleitoral em três situações: quando o eleitorado superar 65% da população projetada para aquele ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quando o total de transferências de eleitores no ano for 10% superior ao do ano anterior e nas situações em que o eleitorado exceder o dobro da população registrada entre os 10 e 15 anos anteriores.
Além de verificar se há fraudes no cadastro, a convocação para renovar as informações na Justiça Eleitoral tem o objetivo de retirar do rol de eleitores pessoas que já morreram, mas cujo óbito não foi informado pelos Cartórios de Registro Civil.
O TSE convocou mais de 1 milhão de eleitores, em 19 Estados
Veja a lista completa de cidades que passarão pelo recadastramento:
ACRE
Bujari
ALAGOAS
Rio Largo
Branquinha
Igaci
Quebrangulo
São Miguel dos Milagres
Coité do Nóia
Maribondo
Barra de Santo Antônio
Jaramataia
Poço das Trincheiras
Chã Preta
Candeias do Jamari
AMAPÁ
Ferreira Gomes
BAHIA
Pojuca
CEARÁ
Eusébio
ESPÍRITO SANTO
Viana Castelo
GOIÁS
Hidrolândia
MARANHÃO
Paço do Lumiar
Raposa
MINAS GERAIS
São João Del Rei
Pará de Minas
Curvelo
Ponte Nova
PARAÍBA
Pedras de Fogo
Cabedelo
PERNAMBUCO
Ilha de Itamaracá
Itapissuma
Rio Formoso
Tamandaré
PARÁ
Capanema
PIAUÍ
Piracuruca
PARANÁ
Balsa Nova
RIO GRANDE DO NORTE
Macau
Guamaré
Caraúbas
Alexandria
Pilões
João Dias
Pedro Avelino
RIO GRANDE DO SUL
Canoas
SERGIPE
Barra dos Coqueiros
SÃO PAULO
Nuporanga
TOCANTINS
Pedro Afonso
Alvorada
Bom Jesus do Tocantins
Rio Sono
Talismã
Santa Maria do Tocantins
Figueirópolis.
Fonte: Estadão