Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde e uma boa parte dos lotados na Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Esperantina, até a presente data (13) ainda não receberam seus vencimentos referente ao mês de abril de 2018.
Profissionais como: enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e saúde bucal, agentes de saúde, agentes de endemias, dentistas, nutricionista, entre outros, ainda não receberam os seus vencimentos, da referida Prefeitura administrada atualmente pela petista, Vilma Carvalho Amorim..
Já na área da Educação só foram pagos os funcionários que recebem na folha dos 60% (professores), os demais servidores estão em atraso.
A lei prevê que o pagamento dos servidores públicos deve ser efetuado até o quinto dia útil do mês subseqüente ao vencido, o que não vem acontecendo em Esperantina, em especial, com os servidores lotados na Secretaria Municipal de Educação e Saúde.
A prefeitura de Esperantina é a única da região dos cocais que está com o pagamento dos servidores em atraso. O descaso e a falta de respeito com o funcionalismo público já foi denunciada para o Tribunal de Contas do Estado do Piauí.
Projeto em tramitação
Tramita na Câmara Municipal de Esperantina um projeto de lei que obriga o município a efetuar o pagamento dos servidores efetivos até o 5º dia útil do mês subseqüente. A proposta deverá entrar em votação em breve.
Os parlamentares da base da prefeita prometem colocar emenda ao projeto, para tentar alongar o prazo do referido pagamento.