CidadesEducaçãoGeral

Escola Municipal de Joaquim Pires realizou a V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo meio ambiente

A Unidade Escolar Clarindo Lopes, através da Secretaria Municipal de Educação, da cidade de Joaquim Pires, realizou nos dias: 10 e 11 desse mês, a V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente.

A referida Conferência teve como subtema: “Preservar Água é Preservar Vidas”. A conferência é uma ação de educação ambiental que busca estimular diálogo, enfatizando a importância da ação coletiva e da atuação em rede. É um processo democrático e participativo nas escolas, que reúne estudantes, professores para dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, para elaborar um projeto de ação com o objetivo de transformar sua realidade e escolher representantes que levam adiante as ideias acordadas entre todos.
Durante a importante Conferência, os alunos do 6º ao 9º saíram em passeata pelas principais ruas da cidade para alertar a sociedade sobre o consumo e desperdício de água. No segundo dia, os alunos realizaram várias apresentações na própria unidade escolar como: Dança de Abertura paródias de todas as equipes jornal e os delegados Desfile Ecológico e os Delegados Poesia e Teatro e os Delegados, e a escolha dos delegados.
A conferência é dividida em quatro etapas. A etapa final, também conhecida como etapa nacional, está prevista para ser realizada em Brasília, em data a ser definida, contando com a participação de aproximadamente 460 delegados(as), na faixa etária entre 11 e 14 anos, que participaram do processo em suas escolas, nas Conferências Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses estudantes vão aprofundar a temática da água, socializar os projetos e participar de oficinas e atividades culturais.
O objetivo visa assegurar a educação e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos visando assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos e conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.


Fonte:Secretaria de Educação Básica – (SEB) – Ministério da Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo