O Ministério da Saúde (MS) suspendeu a transferência do incentivo financeiro referente à Unidade Odontológica Móvel (UOM) do Município de Batalha.
De acordo com a Portaria nº 793 do MS publicada no Diário Oficial da União no dia 28 de março deste ano, o município não alimentou regularmente o Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA/SUS) de 2017.
A UOM está há mais de um sem funcionar. O veículo se encontra empoeirada no pátio da Secretaria Municipal de Educação.
Em agosto do ano passado, o vereador Nerioston Moraes (PSC) já tinha alertado o município sobre os riscos do Ministério da Saúde em suspender o incentivo financeiro em virtude do veículo não estar funcionando, porém, seu pleito não foi atendido.
O parlamentar apresentou um indicativo na Câmara solicitando que a secretaria de saúde colocasse em funcionamento a Unidade Odontológica Móvel.
De acordo com Nerioston, a Unidade Móvel está há mais de um ano sem funcionar, acarretando prejuízos para a população batalhenses que fica desassistida desse tipo de serviço.
“Infelizmente o que a gente estava prevendo aconteceu, por falta de compromisso da atual gestão, o Ministério da Saúde suspendeu os recursos que eram destinados mensalmente para o funcionamento da Unidade Odontológica Móvel”, disse.
A Unidade Odontológica Móvel foi ofertada pelo Ministério da Saúde para a Prefeitura Municipal de Batalha-PI em 2015, com o objetivo de ofertar serviços odontológicos para as populações de locais que apresentam maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde, localizados predominantemente nas áreas rurais.
Portal Rio Longá