A advogada Lara Cristina de Alencar Selem recebeu, hoje (2), o título de cidadã piauiense em sessão solene extraordinária realizada na Assembleia Legislativa sob a presidência do deputado Themístocles Filho (MDB), presidente do Poder. Ela disse que descende de tradicional família de Pio IX, no Sul do Piauí, e dedicou a honraria ao seu avô, Basílio Pimentel de Alencar.
Themístocles Filho convidou para a mesa de honra, dentre outros, os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Piauí (OAB-PI), Chico Lucas, e do Instituto dos Advogados Piauienses, Álvaro Mota, os conselheiros federais da OAB, Celso Barros Coelho Neto e Chico Couto, e a presidente da Comissão Estadual e Nacional da Mulher da OAB, Eduarda Mourão.
Uma comissão formada pelos deputados Gustavo Neiva, líder do PSB e autor da proposição que concedeu a homenagem, e Wilson Brandão (PSB) conduziu a advogada ao plenário. Após a execução do Hino do Piauí pela Banda Jovem do Projeto Música para Todos, Themístocles Filho fez a entrega do título de cidadania à advogada.
Ao saudar a homenageada em nome do Poder Legislativo, Gustavo Neiva destacou as suas origens piauienses através do seu avô, Basílio Alencar, que, segundo ele, imigrou no início do século passado para o Estado do Mato Grosso, no Centro-Oeste do Brasil, onde constituiu família. “A Dra. Lara Cristina tem, portanto, laços familiares e afetivos com o Piauí”, declarou ele.
Gustavo Neiva afirmou que Lara Cristina se destaca em todo o Brasil não somente com advogada, mas como consultora jurídica e escritora com vários livros publicados, dentre eles, Advogacia Gestão e Marketing e Gestão Jurídica Estratégica. Ele pediu a Lara Cristina que, ao ser indagada sobre o Piauí, fale que o Estado tem potencial para geração de energia renováveis, que é referência na área da medicina no Brasil e, atualmente, registra um crescimento acima da média nacional.
Por sua vez, a advogada Lara Cristina disse que traz em seu DNA, com muito orgulho, o sangue de piauienses que herdou do seu avô, Basílio Alencar. Ela falou sobre a família Alencar, assinalando que se encontra na 12ª geração e que teve, dentre seus integrantes, nomes de destaque nacional, como o ex-presidente Humberto Castelo Branco e o escritor José de Alencar, autor de Iracema.
Lara Cristina disse que, na condição de profissional do Direito, tem trabalhado pela valorização da advocacia no país e agradeceu aos parlamentares piauienses pela homenagem, frisando que todos os seus familiares se acham honrados com o título que recebeu. Em seguida, a sua avó, Maria Gonçalves de Alencar, através de uma mensagem gravada no celular, agradeceu aos deputados piauienses pela homenagem prestada à sua neta.
Ao encerrar o seu discurso, Lara Cristina disse que retornará para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, com o coração cheio de amor pela honraria recebida e concluiu dizendo “sou Alencar, sou daqui”. A advogada foi conduzida, após a sessão solene, ao Salão Nobre Deputada Francisca Trindade, pelos deputados Wilson Brandão, Luciano Nunes (PSDB), vice-presidente da Alepi, e B. Sá (PP). No Salão Nobre, foi servido um coquetel para todos os presentes à solenidade.
Por J. Barros